Médicos de Natal entram em greve a partir da próxima terça-feira (25)

19/07/2023

Médicos de Natal entram em greve a partir da próxima terça-feira (25)

19/07/2023

Médicos de Natal entram em greve a partir da próxima terça-feira (25)

Cansados de esperar uma posição por parte da Prefeitura do Natal em relação a incorporação da gratificação de urgência e emergência (GEAUE), ao salário, os médicos do município decidiram em assembleia realizada nesta terça-feira (18), iniciar uma greve a partir da próxima terça-feira, 25, como forma de pressionar a prefeitura na mesa de negociação.

A proposta elaborada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), e apresentada a prefeitura, sugere a incorporação da GEAUE, no valor de R$ 2.750, ao salário dos médicos, assegurando para o profissional uma melhor condição salarial também na aposentadoria, além de beneficiar também os médicos que já estão inativos.

No entanto, a prefeitura propôs apenas rever, junto a Câmara Municipal, os pareceres da Procuradoria Geral do Município (PGM), que mandou retirar gratificações nas férias, licença prêmio e licença gestante. Sem qualquer contra proposta ao documento apresentado pelo sindicato.

Na noite da última terça-feira (18), os médicos se reuniram em assembleia e, em votação, com 95% dos votos favoráveis, aprovaram o movimento de greve iniciando na próxima terça-feira (25). Desta forma, fica suspensa a realização de consultas ambulatoriais e a realização de cirurgias eletivas. Já na urgência, 30% dos profissionais continuam atendendo. 

A estratégia de greve será discutida entre os médicos e o sindicato e não constará de paralisação por tempo indeterminado, mas de paralisações pontuais com manifestações de rua e mobilização das comunidades. Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a medida se faz necessária para chamar atenção das autoridades e da população: “é uma forma de lutar pela melhoria da remuneração médica. É também uma maneira de atrair médicos para concursos e fazer com que eles permaneçam na assistência às comunidades, além de ser uma luta pela melhoria da prestação do serviço bastante precarizada nas unidades da prefeitura” disse.

Nesta quarta-feira (19), o Sinmed RN enviou um oficio à prefeitura, reiterando a proposta apresentada que previa a incorporação da gratificação ao salário base e, com relação às gratificações, foi enviada uma nova tabela com uma proposta de reajuste que contempla o período inflacionário onde não houve reajuste dessas gratificações.

Veja a proposta: OFÍCIO 70 – PREFEITO NATAL – 2º ENVIO DE PROJETO SOBRE A RECONFIGURAÇÃO DAS GRATIFICAÇÕES ESPECÍFICAS + REAJUSTE DE GRATIFICAÇÃO

whatsapp button