Prefeitura nega pleito dos médicos e assembleia deve avaliar possibilidade de greve em Natal

18/07/2023

Prefeitura nega pleito dos médicos e assembleia deve avaliar possibilidade de greve em Natal

18/07/2023

Prefeitura nega pleito dos médicos e assembleia deve avaliar possibilidade de greve em Natal

Após um longo período de tentativas de negociações, paralisações e manifestações da categoria médica do município de Natal, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, juntamente com os médicos estatutários, foram convocados para audiência com o Prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O encontro previa a negociação da proposta elaborada pelo Sinmed RN, que foi apresentada previamente ao Secretário de Saúde do Município, George Antunes, e encaminhada para avaliação da prefeitura. O documento sugere a incorporação da gratificação de urgência e emergência (GEAUE), no valor de R$ 2.750, ao salário dos médicos, tendo como justificativa a elevação do valor do salário base, assegurando para o profissional uma remuneração mais justa na aposentadoria.

Em depoimento, uma médica gastroenterologista que trabalha em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal, relatou que está prestes a se aposentar e que terá uma perda significativa em seu salário, que será reduzido para R$ 2.700.

A reunião entre o Sinmed RN, a Prefeitura de Natal e os médicos estatutários aconteceu nesta terça-feira (18). A expectativa era de uma resposta ou encaminhamento positivo sobre a proposta elaborada pelo sindicato, mas o que foi apresentado para a categoria fugia da proposta original.

A prefeitura propôs um projeto de lei que será encaminhado para a Câmara de Vereadores, diante da péssima repercussão causada pelos pareceres da Procuradoria que mandou retirar gratificações das férias, licença prêmio e licença gestante, o que é garantido pelo estatuto do servidor municipal.

“Durante a reunião de hoje houve apenas essa perspectiva de que a procuradoria iria rever através desse projeto de lei da Câmara Municipal, concedendo o direito de receber nas férias ainda esses valores das gratificações, mas não houve qualquer contemplação da proposta financeira encaminhada pelo sindicato”, pontuou o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

O sindicato convoca todos os médicos estatutários do município para assembleia ainda nesta terça-feira (18), às 20h, para definir sobre os próximos passos do movimento e avaliar a possibilidade de deflagração de uma greve dos médicos do município de Natal.

A assembleia será virtual (Google Meet) e o link será fornecido com 1h de antecedência.

whatsapp button