Aula sobre Declaração de óbito é realizada no Sinmed

04/03/2020

Aula sobre Declaração de óbito é realizada no Sinmed

04/03/2020

Aula sobre Declaração de óbito é realizada no Sinmed

A médica patologista Dra Ana Maria Ramos realizou hoje (4), no Sinmed RN, uma aula sobre Declaração de Óbito para profissionais da saúde.

A aula para preenchimento correto da declaração de óbito é formulada pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, e tem por objetivo orientar médicos sobre os dados da causa morte de uma pessoa, além de fomentar políticas públicas para determinadas regiões.

“A maior importância deste documento não é só dizer do que a pessoa morreu, mas também saber do que aquela população está morrendo.  O documento reúne informações para que os entes públicos possam desenvolver políticas para doenças que atinjam a sociedade. Como o surto de Dengue, no ano de 2017, em que morreram 39 pessoas aqui em Natal. Com esses dados, passa a ser investido em ações para proteção da sociedade”, afirma Dra Ana Ramos.

A declaração de óbito só pode ser preenchida por médicos, de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina.

 

**

Dra Ana Maria de Oliveira Ramos é médica patologista, professora universitária, conselheira do CREMERN e Diretora do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO – RN).

whatsapp button