11/02/2017
11/02/2017
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), em Mossoró, a reunião entre médicas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Programa Saúde da Família (PSF) e o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED RN), representado pelo presidente, Geraldo Ferreira, e a diretora Valdelúcia Pontes.
No encontro foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelas médicas como a falta de condições de trabalho, baixa remuneração e insegurança nas unidades.
O principal problema enfrentado é a falta segurança. De acordo com o que foi apontado em reunião, as unidades são constantemente alvos de arrastões, o que coloca em risco a vida não só dos profissionais que atuam na unidade, mas também dos pacientes que ficam a mercê dos bandidos.
Para Geraldo Ferreira, a situação é preocupante e deve ser debatida com os gestores municipais. “Vamos debater essa situação com os gestores para que possam ser tomadas as medidas necessárias para garantir a segurança desses profissionais”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente, caso seja necessário o Sinmed RN poderá respaldar os médicos que não permanecerem em suas atividades normais com a prefeitura, em virtude da falta de segurança.
Uma audiência com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, já foi solicitada. Na próxima semana o Sinmed deverá se reunir em nova ocasião para debater a situação dos médicos que atuam no PSF do município. O sindicato estuda criar uma comissão com os médicos do PSF nos próximos dias e a paralisação dos serviços pode ser decretada.