Sinmed RN realiza visita ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada

20/02/2024

Sinmed RN realiza visita ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada

20/02/2024

Sinmed RN realiza visita ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Sinmed RN, realizou visita ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), antigo Centro de Reabilitação Infantil (CRI). O Dr. Francisco das Chagas, diretor do Sinmed, liderou a visita para entender quais as preocupações do CERAE e suas reivindicações.

O CERAE funciona há 36 anos e atualmente conta com 23 médicos, todos concursados, de diferentes especialidades e um corpo de 200 funcionários nas suas instalações. A integração da reabilitação para adultos ocorreu há poucos anos e por isso a demanda nessa área ainda é pequena, a população não tem ciência que o Centro presta atendimentos para adultos também.

A grande problemática do CERAE atualmente é a falta de profissionais médicos, principalmente neuropediatras e geneticistas para atender a crescente demanda de pacientes adultos e infantis. Os médicos são contratados por 20 ou 40 horas e têm a escala de trabalho fixada em metas de atendimento, de acordo com a complexidade da especialidade. A falta de mais profissionais tem feito com que sejam direcionados mais atendimentos, o que pode comprometer a qualidade do atendimento.

A reorganização dessa escala de atendimentos tem gerado desconforto entre os médicos e demanda uma negociação para que profissionais importantes para o serviço não venham a solicitar desligamento, trazendo prejuízos para a população. A dificuldade de repor profissionais é muito grande, tanto pela falta de concurso, como pelos baixos salários.

Dr. Francisco Chagas, durante reunião com a diretoria do CERAE, explicou que o sindicato vai procurar a Secretaria de Saúde do Estado para discutir esse problema, que é enfrentado por muitos dos profissionais do CERAE.

whatsapp button