Sinmed RN participa de reunião com Ministerio da Educação em Brasília

05/07/2023

Sinmed RN participa de reunião com Ministerio da Educação em Brasília

05/07/2023

Sinmed RN participa de reunião com Ministerio da Educação em Brasília

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira, participou na manhã desta quarta-feira (5) de reunião em Brasília, com a Secretaria de Educação Nível Superior do Ministério da Educação, para uma discussão sobre Escolas Médicas.

O Brasil conta hoje com 357 escolas e 43 mil vagas anuais disponibilizadas. Recentemente houve a suspensão da portaria, que desde 2018 proibia abertura de novos cursos e um novo Edital será lançado no mês de agosto para credenciamento de novas Escolas Médicas. De acordo com a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Helena Maria Sant’ana Sampaio Andery, há um pedido de abertura de 402 novas escolas.

“Informamos nossa preocupação com critérios de mercado e qualidade. A Secretária disse que enfrenta muita judicialização para abertura de Escolas sem avaliações e critérios. Apesar de termos tentado que nos fosse fornecido alguns números sobre números e vagas neste edital que sai em agosto, os dados são sigilosos”, pontoou Geraldo Ferreira, que também é Diretor de Finanças da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). “A grave situação da abertura abusiva de Escolas Médicas e vagas em medicina, a maioria privadas, onde o valor da mensalidade vai de 10 a 18 mil reais, transformando tudo num comércio, é uma das grandes frentes de luta da Fenam na nova gestão que iniciamos”, finalizou.

whatsapp button