Sinmed RN emite nota sobre participação de médicos na CPI da Covid-19

02/06/2021

Sinmed RN emite nota sobre participação de médicos na CPI da Covid-19

02/06/2021

Sinmed RN emite nota sobre participação de médicos na CPI da Covid-19

Associação Médica também se manifestou sobre o assunto

 

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) manifesta à sociedade do Rio Grande do Norte e do Brasil seu inconformismo e repúdio ao tratamento dispensado aos médicos que têm sido convidados ou convocados à CPI da Covid-19 pelos senhores Senadores.

Questionados sempre de forma arrogante e pretensiosa, os profissionais médicos, sempre movidos pelos altos interesses do reestabelecimento dos seus pacientes, têm sido constrangidos, sem respeito aos seus conhecimentos técnicos, científicos e condutas humanitárias.

Ao mesmo tempo, o Sinmed RN presta conta de sua atuação e preocupações ao longo da Pandemia de Covid-19 no Estado e no Brasil, bem como a fiscalização e ações empreendidas para garantir a assistência e proteger a legalidade e justa aplicação dos recursos.

  1. O Sinmed RN tem acompanhado atentamente a evolução da Pandemia, desde seu Início no Brasil, em março de 2020, e seu enfrentamento pelas várias autoridades envolvidas nos planos Municipal, Estadual e Federal.
  2. Acompanhamos a abertura de leitos, hospitais de campanha, compra de equipamentos e insumos, contratação de profissionais, aplicação de medidas como máscaras, uso de álcool gel, distanciamento social, lockdown, tratamento dos pacientes e aquisição de vacinas.
  3. A complexidade do controle da pandemia exige recursos financeiros imensos, conhecimento técnico, treinamento, mobilização e conscientização de toda sociedade.
  4. O Sinmed fez visitas de fiscalização a Centros Covid, Unidades Básicas, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais e UTI’s.
  5. Entramos com ações judiciais para a contratação de profissionais, equipamentos, insumos e leitos hospitalares de forma transparente e legal.
  6. O alto volume de recursos envolvido no combate à Pandemia, bem como sua correta aplicação e a temporaneidade das ações, demanda fiscalização e investigações sobre correção e legalidade dos atos.
  7. Várias autoridades estão envolvidas nesse trabalho, como Ministério Público, Polícia Federal e instituições civis, como o próprio Sindicato que, quando necessário, acionou a justiça.
  8. O mais recente instrumento de investigação sobre a Pandemia é a CPI do Senado, que avalia condutas e possíveis erros de gestão dos envolvidos.
  9. Muito se tem discutido na CPI sobre condutas médicas – todas elas legais, respaldadas pelo Conselho Federal de Medicina e movidas no mais alto interesse de beneficiar os pacientes – e quase sempre de forma deselegante e descortês, procurando intimidar e constranger depoentes médicos, principalmente quando se trata de mulheres.
  10. As investigações da CPI são importantes, mas para que possam alcançar seus objetivos de avaliar o enfrentamento da Covid-19 é imperativo que se investigue os recursos destinados e sua correta aplicação, as ações e medidas implementadas e que as questões médicas envolvidas sejam debatidas com serenidade e respeito aos médicos que estão na linha de frente do estudo e do cuidado aos doentes, dando o melhor de si e as próprias vidas, num sacrifício de mais de 600 mortos, prova viva de dedicação entrega e amor aos pacientes.

 

Dr. Geraldo Ferreira – Presidente do Sinmed RN

 

Confira também a nota da Associação Médica do RN sobre o assunto: NOTA DE REPÚDIO 

whatsapp button