Sinmed RN e SOGORN discutem sobre saúde da mulher no município de Parnamirim

21/03/2024

Sinmed RN e SOGORN discutem sobre saúde da mulher no município de Parnamirim

21/03/2024

Sinmed RN e SOGORN discutem sobre saúde da mulher no município de Parnamirim

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN) se reuniram nesta quinta-feira (21) com a Secretária de Saúde de Parnamirim, Luciana Guimarães e a secretária Adjunta, Elizabeth Carrasco, para discutir sobre a inclusão do médico ginecologista nas equipes multiprofissionais eMulti, que são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde.

A agregação do ginecologista à equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) permite um atendimento imediato na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). O encontro entre as entidades e a Secretaria de Saúde de Parnamirim discutiu sobre a importância da manutenção da atenção secundária, que realiza uma série de procedimentos mais complexos e importantes para garantir a saúde da mulher.

A motivação da audiência foi a transferência dos profissionais para a eMulti, resultando em uma carência no atendimento secundário do município. O sindicato reconhece a importância da presença do profissional de ginecologia na equipe da saúde básica, mas chamou atenção também para a necessidade de manutenção do serviço secundário, já que ele é fundamental na prevenção e tratamento de algumas doenças, como o câncer e para a realização de procedimentos mais complexos nas mulheres.  

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, o atendimento secundário é essencial para a promoção da saúde da mulher: “se esse serviço de Parnamirim desaparecer, restará as pacientes serem encaminhadas para a regulação, o que pode retardar o atendimento em alguns casos, o que será nocivo para as mulheres”, disse.

A titular da pasta de Parnamirim demonstrou preocupação com o assunto e garantiu que irá se reunir secretária adjunta, Elizabeth, que também é responsável pela área da assistência às mulheres, para discutirem estratégias que possam ajudar a preservar os atendimentos nas duas situações: tanto no atendimento primário, como na manutenção do atendimento secundário.

whatsapp button