Sinmed RN e Secretaria de Saúde de Parnamirim ajustam critérios para pagamento da produtividade dos médicos

13/11/2024

Sinmed RN e Secretaria de Saúde de Parnamirim ajustam critérios para pagamento da produtividade dos médicos

13/11/2024

Sinmed RN e Secretaria de Saúde de Parnamirim ajustam critérios para pagamento da produtividade dos médicos

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) se reuniu, nesta quarta-feira (13), com o Secretário Adjunto de Saúde de Parnamirim, Carlos Aurélio de Souza, para tratar de pendências relacionadas ao pagamento da produtividade dos médicos que atuam nas unidades de saúde do município. A principal questão discutida foi o modelo de computação das metas, que o sindicato considerava equivocado, e que, a partir de agora, passará por mudanças importantes.

Segundo o Sinmed RN, o critério atual, que considerava a quantidade de pacientes efetivamente atendidos pelos médicos, estava gerando distorções. Para o sindicato, a responsabilidade pelo agendamento de consultas e pela presença dos pacientes nas unidades de saúde não deveria ser atribuída aos médicos. O que deveria ser considerado para o cálculo da produtividade era, sim, o número de pacientes agendados e a regulação dos atendimentos, conforme o mercado, e não o comparecimento efetivo do paciente.

O Secretário Adjunto Carlos Aurélio de Souza reconheceu os argumentos apresentados pelo sindicato e concordou em adotar uma nova metodologia. A partir de agora, a produtividade será calculada com base na quantidade de atendimentos agendados pela central de marcação das unidades de saúde, e não mais pela presença efetiva dos pacientes.

Além disso, o secretário determinou que, caso haja a falta de material ou a ausência de pacientes agendados, o médico deverá fazer um relato formal à direção da unidade, justificando a não realização dos procedimentos. Essa medida visa assegurar a transparência e a correta apuração das métricas de produtividade.

Essas mudanças são fundamentais para garantir que a remuneração dos médicos esteja de acordo com as normas estabelecidas, e também para assegurar que o pagamento da produtividade seja feito de forma justa e transparente. Dessa forma, os médicos que atingirem mais de 85% das metas estabelecidas terão direito ao pagamento integral da produtividade, enquanto aqueles que ficarem abaixo desse percentual receberão 50% do valor correspondente.

whatsapp button