Sinmed RN e Casa do Terço promovem ação social em alusão ao Dia Mundial da Saúde

05/04/2023

Sinmed RN e Casa do Terço promovem ação social em alusão ao Dia Mundial da Saúde

05/04/2023

Sinmed RN e Casa do Terço promovem ação social em alusão ao Dia Mundial da Saúde

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) participa neste fim de semana de uma ação social em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que será comemorado nesta sexta-feira 7. O evento, que é aberto para a comunidade e será realizado na Casa do Terço, oferecerá atendimento gratuito nas áreas de clínica médica, nutrição, fisioterapia, psicologia e atividades com profissional da educação física. A ação acontece neste sábado 8, das 8h às 13h. A Casa do Terço fica na Av. Rio Branco, Cidade Alta.

Para o presidente do sindicato, Geraldo Ferreira, a ação é uma oportunidade para refletir sobre o contexto de avanços na área. “O aumento da longevidade é um sinal positivo, pois quem vive muito vive com qualidade. Este avanço foi fruto de esforços que envolveram vacinas, medicamentos, desenhos genéticos, e melhoria da assistência à saúde médico- -estrutural”, pontuou.

“Ter exames disponíveis, profissionais qualificados, uma rede de urgência preparada, ou seja, um conjunto de circunstâncias permitiu a melhoria da saúde da população mundial”, completou. Geraldo Ferreira também destacou pontos que precisam melhorar em relação ao atendimento à população. Para ele, é necessário ampliar a quantidade de profissionais, especialmente em unidades hospitalares públicas.

De acordo com Geraldo Ferreira, atualmente persiste um problema grave que é a falta de concursos – já que a gestão pública tem apelado para contratos com empresas que fornecem os médicos, o que não é a melhor solução. Ouro problema, especificamente no Rio Grande do Norte, é a precariedade da Estratégia de Saúde da Família, na assistência primária.

“Natal, que deveria ter em torno de 200 equipes, tem 145 – algumas incompletas. Nem todo mundo na capital tem acesso. Mossoró, que deveria ter cerca de 70 equipes, tem 43. Portanto, há desassistência mesmo nas grandes cidades. Nas cidades pequenas a situação se complica. Além de não ter o número suficiente de médicos, não há rede estrutural. Chega ao ponto de que 80% das cidades potiguares não possuem sequer uma maternidade”

Além disso, conforme Geraldo Ferreira, a assistência psiquiátrica passa por um abandono total. “Há dependência de álcool e drogas, por exemplo, e não há políticas públicas nessa direção. Pecamos pela falta de profissionais e pela falta de clínicas, hospitais, maternidades. Estamos em uma situação crítica”, enfatizou.

CASA DO TERÇO

A Casa do Terço foi fundada em 29 de junho de 1998 pelo casal Antônio Marques e Conceição. Marques abandonou o trabalho como comerciante e Conceição deixou um emprego no serviço público para seguir a vontade de ajudar pessoas através da fé. Missionária e filantrópica, a Casa do Terço oferece auxílio através da escuta e de aconselhamento, além de serviços como acompanhamento psicológico para a comunidade com profissionais voluntários.

O prédio, que fica na Av. Rio Branco, possui 15 salas para atendimento, e funciona das 8h às 17h, todos os dias da semana. “A ação social deste sábado será importante para integrar as pessoas. Milhares de pessoas já passaram pela Casa e são gratas pela ajuda recebida”, disse Antônio Marques.

“Já estamos conversando com os médicos envolvidos na ação para serem voluntários na Casa. Nosso lema é ‘ajude-nos a continuar ajudando pessoas, porque nós juntos podemos salvar vidas tanto no corpo, quanto mente e alma’. Estamos caminhando junto da fé e da obra”, relatou Antônio Marques. 

 

 

Arquivo da matéria no jornal Agora RN

whatsapp button