12/04/2018
12/04/2018
O Ministério Público do Rio Grande do Norte realizou ontem (11) o seminário Abril Verde, para lançamento da campanha de mesmo nome que mobiliza governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho.
O Sinmed RN, representado pela diretora Valdelúcia Pontes, participou da atividade de “Estudos e ações para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”. Para a diretora, o tema é de extrema importância para todos os trabalhadores, inclusive os profissionais de saúde.
“A preocupação com a saúde do trabalhador já é rotina no Sinmed, faz parte do nosso objetivo que o profissional médico possa ter boas condições de trabalho. Fazemos vistorias nas unidades de saúde e denúncias das condições insalubres para contribuir com a saúde do trabalhador médico”, afirma Valdelúcia.
CAMPANHA
Este mês foi escolhido para promoção de uma ampla campanha em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado em 28 de abril.
A questão de segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço na estratégia do setor industrial. Pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.
Essa relevância que o setor dá ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF) apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.