28/03/2025
28/03/2025
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Natal é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência gratuita integral às pessoas com deficiência. Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica. Os recursos arrecadados com os serviços são revertidos para o atendimento à pessoa com deficiência.
Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), recebeu representantes da instituição e conheceu mais de perto o trabalho promovido pela APAE.
Criada em 1954, no Rio de Janeiro, atualmente, em exercício em mais de 2 mil cidades brasileiras. Em Natal está atuando há 65 anos, com o objetivo de promover a atenção integral às pessoas com deficiência para melhorar a qualidade de vida e assegurar o pleno exercício da cidadania. Outro ponto essencial é, prevenir e proteger a situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, além disso, defender os direitos das pessoas com deficiência.
Atualmente, em Natal, são 547 pessoas assistidas, entre crianças, jovens e adultos. Elas recebem 30 especialidades divididas entre clínico, pedagógico e projetos culturais. A APAE Natal contribuiu com o crescimento profissional de 18 adolescentes inseridos no mercado de trabalho devido ao processo de acolhimento da APAE. Ainda se tem 213 em lista de espera aguardando atendimento.
Na atualidade, há algumas dificuldades enfrentadas pela APAE que são: o alto custo, diante do tempo que a criança fica na organização, já que não é um tratamento e sim um processo de estimulação por toda a vida, então ela não recebe alta. Outro problema observado é o alto índice no Nordeste de crianças que nascem com algum tipo de deficiência, o que resulta em uma alta procura por atendimento e pelo fato da APAE ser referência na área, portanto, há bastante encaminhamentos do SUS e das maternidades.
“As ações da APAE Natal são fundamentais para garantir a dignidade e o trabalho da inclusão. A instituição, ao longo dos anos, tem impactado positivamente a vida de centenas de famílias, e como Sindicato, é nosso dever apoiar essa causa tão importante. Convido a todos os médicos, sindicalizados ou não, a contribuírem de qualquer forma”, pontoou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte compreende a importância do trabalho que a APAE vem realizando ao longo dos anos e convida você, médico sindicalizado ou não sindicalizado, a apoiar contribuindo com doação pela seguinte chave Pix CNPJ: 08.453.920/0001-77 ou entre em contato por outros meios e saiba como ajudar de outras formas. Número de telefone: (84) 3206-5671; E-mail: natal@apaern.org.br; Site: www.natal.apaebrasil.org.br; Instagram: @apaenatal.