09/09/2025
09/09/2025
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) promoveu, nesta terça-feira (9), uma manifestação contra a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidade Básicas de Saúde (UBS) de Natal.
O ato público reuniu médicos, comunidade e lideranças sindicais da saúde, que seguiram em carreata em direção à Secretaria de Saúde do Natal. O movimento contou com a ampla participação dos representantes da categoria.
Além das terceirizações, a manifestação também pautou outras reivindicações, como: realização de concurso público, reajuste da remuneração, pagamento de salários atrasados e contratos que garantam direitos trabalhistas.
Segundo o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a situação atual é absurda, com terceirizações que consomem e desperdiçam dinheiro público. “Os sindicatos se solidarizaram e a partir disso nós firmamos uma aliança que deverá desencadear outras manifestações até mais duras com o intuito de reverter esse quadro lamentável que se planeja implantar em Natal”, afirmou.
Na próxima terça-feira (16), o Sinmed RN promove mais um ato público em conjunto com todos os sindicatos da saúde, desta vez, a manifestação ocorrerá em frente à Prefeitura de Natal. São convocados todos os médicos estatutários do município e terceirizados da Prefeitura de Natal, que atuam nas UPAS, UBSs, hospitais e maternidades.
O ato simbólico garante ter forte impacto, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da situação enfrentada pela saúde no município.
SERVIÇO:
Ato público
Quando: 16 de setembro
Horário: 9h – Concentração na sede do Sinmed RN – (Rua Apodi, 244 – Cidade Alta)
10h: Ato público em frente à Prefeitura de Natal