Sinmed e DIEESE desenvolvem estudo sobre mercado de trabalho médico no RN

21/12/2023

Sinmed e DIEESE desenvolvem estudo sobre mercado de trabalho médico no RN

21/12/2023

Sinmed e DIEESE desenvolvem estudo sobre mercado de trabalho médico no RN

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) fará um trabalho em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para analisar o mercado de trabalho médico no Estado do RN.

Em razão da abertura do grande número de Faculdades de Medicina e o lançamento de mais de 600 médicos por ano no mercado de trabalho, o Sinmed RN se reuniu nesta quinta-feira (21) com Ediran Teixeira, Economista do DIEESE, para discutir a elaboração de um estudo específico, com dados atuais referentes ao ano de 2023, que consiste em um compilado a partir de recortes de renda, faixa etária e sexo.

Os dados serão coletados nos municípios do RN e devem estar disponíveis até o final de janeiro de 2024. O objetivo é analisar como anda o mercado atualmente para a categoria médica, além de questões relacionadas à condições de trabalho, jornada e precarização.

Outro ponto que também será observado é o trabalho médico através de Pessoa Jurídica, em termos de renda, forma de trabalho e contratos, vínculos e condições de trabalho.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, o estudo “será um trabalho importante para orientar as ações do sindicato junto à categoria e aos empregadores, para evitar formatos de exploração de mão de obra e de precarização desse trabalho”, disse.

whatsapp button