Sindicato realiza visita às instalações do curso de medicina da UNI-RN

15/03/2024

Sindicato realiza visita às instalações do curso de medicina da UNI-RN

15/03/2024

Sindicato realiza visita às instalações do curso de medicina da UNI-RN

A convite da reitoria do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira, visitou nesta sexta-feira (15) as instalações da futura Faculdade de Medicina de Natal que está em processo para sua abertura junto ao Ministério da Educação.

A visita foi acompanhada pelo Reitor do Centro Universitário, Daladier Pessoa da Cunha Lima, o coordenador do Curso de Medicina, Dr. Aldo da Cunha Medeiros, e a vice coordenadora do curso, Dra. Romeica Cunha Lima e Rosado.

O curso já foi avaliado com máxima excelência, com atribuição de nota 5, pelo Ministério da Educação (MEC), em relatório divulgado no dia 1 de março pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP).

A visita acompanhou todos os laboratórios práticos e o hospital simulado que possui uma estrutura moderna com equipamentos de alta tecnologia, o que deve proporcionar ao aluno a vivência no ambiente hospitalar, além do contato do médico com o paciente.

Também foi informado ao sindicato que há convênios com hospitais em Natal e estruturas de assistência básica nos municípios de Parnamirim e Macaíba para complementar a formação dos estudantes.

Novas vagas
O Sinmed avalia com cuidado a abertura de novas vagas em medicina, apesar de entender que há um projeto do Governo Federal para elevar a quantidade de médicos, passando de 2,54 para de 3 a 4 médicos por mil habitantes, podendo chegar até a 7 médicos por mil habitantes, a depender da região.

“Uma coisa primordial para o sindicato são as devidas condições para o aprendizado do aluno, ou seja, a qualidade do serviço que é oferecido. A grande preocupação é que as faculdades que sejam abertas ofereçam nível de qualidade de ensino adequado e que fiscalizações sejam feitas para o fechamento daquelas instituições que hoje lançam no mercado estudantes, por vezes, não adequadamente formados”, afirma Geraldo Ferreira.

whatsapp button