29/04/2025
29/04/2025
Convocado pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), o Secretário de Saúde do município, Geraldo Pinho, compareceu à assembleia dos médicos da rede municipal da Natal para discutir sobre carreira médica. Segundo Pinho, a Secretaria Municipal de Saúde se compromete a levar as demandas e continuar a discutir melhorias.
Os médicos reivindicam reajuste salarial de 12,88%, concedido recentemente às demais categorias do funcionalismo público municipal, mas que não foi estendido aos profissionais da saúde. A ausência dessa correção amplia a defasagem salarial que a categoria já enfrenta, junto ao congelamento das gratificações específicas que estão sem qualquer tipo de atualização desde 2016.
O Sinmed RN propõe que as revisões salariais e de gratificações sejam realizadas de forma escalonada. Uma proposta inicial será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura do Natal, contemplando o reajuste nos vencimentos e nas gratificações, com possibilidade de parcelamento. O sindicato se compromete a formalizar o envio das novas tabelas salariais, e ficou acordado que, no prazo de um mês, será realizada uma nova reunião com o secretário municipal para discutir as estratégias de implantação das medidas.
“O que estamos pleiteando é a valorização efetiva dos médicos da rede municipal, por meio de reajustes salariais justos e da realização de concurso público para suprir a carência de profissionais. É uma pauta que não diz respeito apenas à categoria, mas também à qualidade da assistência prestada à população”, destacou o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.