Reunião entre Sinmed RN e Ocern debate transtorno do espectro autista

12/01/2024

Reunião entre Sinmed RN e Ocern debate transtorno do espectro autista

12/01/2024

Reunião entre Sinmed RN e Ocern debate transtorno do espectro autista

O Sindicato dos Médicos do RN participou, no dia 11/1, de reunião na Organização das Cooperativas do Estado do RN (OCERN), em conjunto com outras veias cooperativistas, para apresentação de proposta de criação e implementação de uma clínica especializada no diagnóstico e intervenção precoce durante a primeira infância do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A criação da clínica faz parte da iniciativa do Instituto Sementes Raras, fundado e liderado por Rosana Cipriano e Francisco Duda, e, caso seja implantada em Natal, seria a pioneira desse modelo, com espaços voltados para o diagnóstico, intervenção e recreação de crianças com autismo, principalmente durante a primeira infância.

De acordo com Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, a reunião foi motivada pela preocupação com a explosão de casos de TEA, em pouco mais de 20 anos, que passou de 1 para 156, para 1 em cada 36 nascimentos nos EUA, de acordo com matéria recente publicada no jornal Folha de São Paulo. Além dos crescentes custos com tratamento, superior ao tratamento do câncer.

O presidente do Sinmed aponta ainda que as entidades abordaram o tema sob a ótica do diagnóstico e do tratamento entendendo a necessidade de interação entre os ministérios da saúde, educação e assistência social, para uma melhor condução dos casos.

“O sofrimento da família para conseguir diagnóstico e tratamento, aliado ao grande objetivo de que esses pacientes consigam um grau de autonomia que permita gerenciar suas vidas, chama o poder público à responsabilidade de uma política assistencial adequada”, afirma Geraldo Ferreira.

whatsapp button