Prestação de contras do exercício 2023 é aprovada em assembleia

24/01/2024

Prestação de contras do exercício 2023 é aprovada em assembleia

24/01/2024

Prestação de contras do exercício 2023 é aprovada em assembleia

Assembleia de prestação de contas do exercício 2023 do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) foi realizada nesta terça-feira (23), na sede do sindicato, com a participação dos médicos sindicalizados e em dia com as obrigações estatutárias.

A reunião teve início com a apresentação de todas as atividades realizadas pela entidade durante o ano, como visitas as unidades de saúde, reuniões e negociações, eventos sociais, além da repercussão das ações e conquistas do Sinmed RN na mídia.

Os avanços salariais no Estado e no Município, principalmente, em Natal, Parnamirim e Mossoró, também foram apresentados e demonstram grandes vitórias para a categoria.

Com relação ao balanço financeiro apresentado, a situação da entidade é estável e a assembleia aprovou por unanimidade todo o demonstrativo feito pelo contador Juscelino Medeiros.

Para Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, a assembleia serve para fazer um demonstrativo da transparência e da lisura da administração e da situação econômica do sindicato.

Balanço anual de 2023

O ano de 2023 foi marcado por grandes conquistas, tanto para o sindicato, enquanto entidade representativa, quanto para a categoria. Durante todo o ano foram realizadas 19 visitas de fiscalização em Natal e no interior, 27 audiências públicas, 57 assembleias, 31 paralisações e 12 manifestações. Dentre as maiores conquistas, podemos destacar os ganhos salariais para os médicos de Natal e Parnamirim. Negociações com o Estado e empresas prestadoras de serviços para regularizar atrasos no pagamento também foram constantes e com resultados positivos.   

O sindicato também ganhou destaque na mídia não apenas com as lutas da categoria, mas também com o trabalho desenvolvido junto à comunidade, como a cobrança por melhorias na rede assistencial para pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) e a ação social realizada na Casa do Terço. O assunto que teve maior repercussão na mídia foi a greve dos médicos clínicos do Hospital Regional Tarcísio Maia, no município de Mossoró. Sendo assim, foram realizadas 22 entrevistas para televisão e 7 participações em programas de rádio. Já em portais e blogs, foram totalizadas 120 publicações.

Já no setor jurídico do Sinmed RN, serviço que é oferecido de forma gratuita para os médicos sindicalizados, foram contabilizados um total de 532 atendimentos.

O Sinmed RN obteve no último ano, receitas no montante de 1.759.255,87 e obteve despesas totalizando em 1.663.808,52. Na análise das receitas e despesas, foi constatado um superávit anual no valor de 95.447,34.

Orçamento 2024

A assembleia também votou o orçamento para o ano de 2024 do Sinmed RN e os valores das contribuições sindical e confederativa, e também, da contribuição assistencial. Existe a previsão de despesas com a construção da nova sede do Sinmed RN e a oferta de novos benefícios para os sindicalizados.

Em relação as taxas e contribuições previstas por lei, não haverá mais a cobrança do Imposto Sindical. A taxa assistencial resultante de conquistas salariais será cobrada apenas dos não sindicalizados beneficiados pelo aumento, como também a contribuição confederativa, que mantém o sistema de negociações junto a ministérios, Congresso Nacional e representa nacionalmente os sindicatos, será enviada também apenas aos não sindicalizados. A contribuição associativa, que representa hoje 90% da manutenção do Sinmed RN, será em 2024 de 135,00 (cento e trinta e cinco reais mensais).

O sindicato irá trabalhar para aumentar sua base de sindicalizados, para melhorar a arrecadação e oferecer mais serviços, além de buscar fortalecer as lutas em defesa da categoria e por avanços nas condições de trabalho e renumeração.

whatsapp button