Por falta de médicos, Centro Covid-19 fica sem atendimento

04/05/2021

Por falta de médicos, Centro Covid-19 fica sem atendimento

04/05/2021

Por falta de médicos, Centro Covid-19 fica sem atendimento

Por falta de médicos, o Centro de Atendimento para Covid-19 montado pela prefeitura de Natal no Ginásio Nélio Dias não abriu na manhã desta segunda-feira (3), na Zona Norte de Natal. A prefeitura afirmou que o atendimento nos centros será normalizado ao longo do dia.

A atendente Michele Laura foi ao ginásio Nélio Dias durante a manhã procurar atendimento e exame, porque estava sem olfato e paladar, mas foi embora sem atendimento. A vendedora Perliane Martins foi outra que procurou atendimento, mas voltou para casa.

No último sábado (1º), 30 médicos que atuam na Cooperativa Médica do RN (Coopmed) – contratada pelo município para realizar o atendimento nos três centros Covid-19 – paralisaram suas atividades por causa de uma redução no pagamento da hora trabalhada, segundo o sindicato dos médicos do estado (Sinmed).

“A Coopmed foi avisada e inclusive pode colocar outras profissionais no lugar deles”, afirmou o presidente do sindicato, Geraldo Ferreira.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Natal afirmou que notificou a Cooperativa, que garantiu que o atendimento estaria regularizado na tarde desta segunda-feira (3).

“A Coopmed alegou dificuldade na escala médica desta segunda-feira (03) em face à interferência do Sindicato dos Médicos”, afirmou o município.

Até a saída da equipe da Inter TV Cabugi, do local, após às 9h, não havia atendimento. No entanto, procurada pelo G1, a Coopmed afirmou que o atendimento já tinha sido normalizado após esse horário.

A reportagem voltou ao local, mas encontrou as portas fechadas. No local, só havia um médico relocado de uma unidade de pronto-atendimento (UPA) e a orientação dada aos pacientes era de que procurassem as unidades básicas de saúde.

Pagamento

 

Em assembleia realizada no Sinmed na última quarta-feira (28), 30 médicos que atuam nos Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid em Natal decidiram suspender atividades médicas a partir do dia 1º de maio.

“A motivação da paralisação foi a redução de quase 50% do valor por hora trabalhada, acordada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Cooperativa Médica do RN (Coopmed RN), com o intuito de equiparar o valor ao praticado nas ‘salas vermelhas’ das UPAS, que são destinadas a pacientes graves”, informou o sindicato.

O profissionais pediam quebra do contrato e a redução do pagamento. O sindicato também entrou na Justiça contra a medida.

whatsapp button