09/11/2017
09/11/2017
Médicos especialistas em cirurgia de mão convocam planos de saúde para reabertura de negociação para tabela de honorários, defasados desde o ano de 2008, com a intermediação do Sindicato dos Médicos do RN.
Os atendimentos nos convênios que não concordaram com o diálogo com a categoria estão suspensos desde o dia 1º de outubro e os pacientes correm o risco de serem atendidos por médicos não especialistas.
De acordo com a diretora do Sinmed RN, Tábata Alcântara, para o paciente o atendimento por um profissional não especialista é um grande risco. “Se o médico que atende esse paciente não é especialista, o usuário pode ser prejudicado. Existem procedimentos mais complexos que o ortopedista sem ser especialista em cirurgia de mão não pode fazer”.
A médica enfatiza ainda a preocupação com as festas de final de ano que podem aumentar os casos de lesão na mão: “No final do ano as lesões por fogos de artifícios aumentam e os pacientes podem ficar sequelados por não haver esta assistência. Mas o usuário tem o direito ao atendimento”, afirma Tábata.
O Sinmed RN montará um cronograma para rodadas de negociação com todos os Planos de Saúde que ainda não fecharam acordo com a categoria. A primeira chamada é para o dia 14 de novembro, com os convênios Amil, Bradesco, Sulamerica, Petrobrás, Saúde Caixa, Camed, Geap, postal Saúde.
Caso os planos não tentem a negociação com os especialistas, serão analisadas medidas jurídicas e acionados os órgãos de proteção ao consumidor para que os pacientes não sejam prejudicados.