28/04/2021

28/04/2021

Nota pública do Sinmed RN e AMRN

NOTA PÚBLICA DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO RIO GRANDE DO NORTE (SINMED RN) E Associação Médica do RIO GRANDE DO NORTE (AMRN), EM DESAGRAVO AOS MÉDICOS E À DRA. ROBERTA LACERDA

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e a Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN, diante da infame campanha contra os médicos que cuidam com zelo de seus paciente e usam o tratamento precoce, conforme preceitua a AUTONOMIA médica, prerrogativa da profissão, e mais recentemente a agressividade apresentada em alguns meios de comunicação contra da Dra. Roberta Lacerda, vem a púbico manifestar sua irrestrita solidariedade aos profissionais e repudiar o comportamento afrontoso dos que insistem em politizar uma questão que é técnica e científica, e movida pelos mais altos interesses em defender a saúde da sociedade. Assim o Sinmed RN e a AMRN pontuam:

1. O Sinmed RN e a AMRN tem ouvido e participado de reuniões, assistido exposição de trabalhos e discussões científicas sobre a condução do tratamento e enfrentamento à pandemia de Covid-19;
  2. Respeitosamente tem compreendido e avaliado os altos interesses humanitários que movem os médicos nas suas condutas;
  3. Respaldam e estimulam a AUTONOMIA médica, dentro dos limites da ética e da ciência;
  4. Compreendem que a ciência e a evolução são testadas pelo contraditório e ele deve ser feito, sem direito a nenhuma parte cercear a liberdade ou tentar silenciar a outra;
  5. Assistimos a maior parte dos veículos de comunicação e seus profissionais informando adequadamente à sociedade e democraticamente ouvindo as diferentes vozes que se manifestam quanto às diversas formas de medidas e tratamento para a Covid-19;
  6. Observamos também uns poucos, porém importantes, desvirtuados de sua missão, movidos por interesses panfletários, políticos e militantes, espalhando a censura, tentando impor suas convicções, negando-se a ouvir e dar espaço ao contraditório, denegrindo e tentando silenciar quem pensa diferente;
  7. A categoria médica tem sido vítima em muitos momentos históricos de perseguições e tentativas de denegri-la, por ser livre, autônoma, independente, humanitária, apartidária, consciente e defender os interesses da saúde dos pacientes acima de tudo;
  8. Assim, o Sinmed RN e a AMRN repudiam todo comportamento covarde, desumano e agressivo dos que por militância política e partidarismo prefeririam as pessoas desesperançadas e desassistidas, para alcançarem seus objetivos inconfessáveis de caos político social;
  9. Os Médicos são bem formados, se respaldam nos conhecimentos científicos, que não são anulados por eventuais divergências, são caridosos, zelosos nos cuidados aos seus pacientes e tem no código de ética respaldo para condutas humanitárias e piedosas;
  10. Por fim o Sinmed RN e a AMRN expressam seu orgulho pelos admiráveis médicos que representam e defendem, e que fazem a categoria médica ser vista com alto respeito e consideração pela sociedade. Lamentamos e repudiamos os que a atacam, caluniam e difamam.

Natal-RN, 28 de abril de 2021

Dr. Geraldo Ferreira – Presidente Sinmed RN