Nota do Sinmed RN sobre a Greve na EBSERH
13/11/2017
A representação dos médicos da EBSERH é feita pelo Sindicato dos Médicos do RN. A greve é justa e visa pleitos justos. No entanto, para garantia de proteção aos médicos, é necessário que a decisão de acompanhar a greve geral seja tomada em Assembleia, diante dos problemas legais que poderão advir e da orientação geral de ação da categoria em seus locais de trabalho, que guarda peculiaridades, que não poderão ser resguardadas pelo Sindicato dos Servidores. Assim, a orientação e convocação do Sindicato dos Médicos quanto à greve na EBSERH é a que segue:
- Fica convocada assembleia dos médicos da EBSERH no Rio Grande do Norte para terça-feira, dia 14 de Novembro, no Sinmed RN, às 19h30.
- Até lá os médicos devem comparecer aos seus locais de trabalho e assinarem normalmente o ponto.
- As situações de urgência e emergências devem ser preservadas e o zelo com a Ética médica, a segurança e o bem estar dos pacientes devem nortear as decisões de conduta diante de cada caso, pois a responsabilidade diante do paciente continua sendo do médico.
- A greve dos outros servidores deve ser respeitada, mas as condutas necessárias para os pacientes são prerrogativas dos médicos, e assim deve continuar a ser.
- Tão logo se efetue a assembleia e se defina pela greve, deve-se em cada setor tirar-se as condutas e limites a serem respeitados durante a greve.
- Durante o período de greve, a lei prevê que há uma cessação temporária do contrato de trabalho, com uma série de efeitos para o Empregador e o Trabalhador que serão esclarecidas na Assembleia.
- Em caso de impasse, o natural na evolução da greve é que ela se transforme em dissídio coletivo e as pautas e percentuais de reajustes pretendidos sejam fruto de mesa de conciliação ou decisão da justiça do trabalho.
Assim, fica a categoria dos médicos, trabalhadores da EBSERH, convocada:
ASSEMBLEIA DOS MÉDICOS EBSERH
LOCAL: SINMEDRN
DATA: 14 DE NOVEMBRO
HORA: 19h30
Geraldo Ferreira – Presidente Sinmed RN