Nota do Sinmed RN aos médicos e à população da região de Mossoró

19/02/2024

Nota do Sinmed RN aos médicos e à população da região de Mossoró

19/02/2024

Nota do Sinmed RN aos médicos e à população da região de Mossoró

1. O Sindicato dos Médicos do RN manifesta sua preocupação diante de repetidas licitações, para trabalho médico, feitas no Estado e vencidas por Empresas que não dispõem de experiência comprovada na prestação dos serviços e nem sequer profissionais para comporem escalas.

2. A situação em Mossoró e particularmente no Hospital Regional Tarcísio Maia é ainda mais grave. O porte e a complexidade do hospital requerem uma equipe treinada, competente e experiente, para que a sociedade possa ser atendida com segurança e resolutividade.

3. As licitações têm promovido um aviltamento na remuneração dos plantões, que tem feito os médicos se negarem a assumir compromissos com as empresas ganhadoras. Sem terem médicos, essas empresas partem alucinadamente para aliciar e cooptar profissionais, principalmente recém-formados, colocando em risco esses profissionais e a própria sociedade.

4. Nesse momento específico, o grupo de profissionais em atividade no Tarcísio Maia, que pena com cinco meses de atraso está para ser substituído por outra empresa, sem qualquer data para recebimento do que lhes é devido pelo governo do Estado.

5. Os profissionais, diante desse fato, iniciam movimento reivindicatório com vistas a receberem seus valores. Para isso, alguns serviços sofrerão diminuição de atividade e outros serão suspensos, as emergências serão atendidas.

6. O Sindicato solicita às autoridades envolvidas, que seja averiguada a capacidade e experiência, além da existência de médicos em seus quadros, de empresas vencedoras de licitações no Tarcísio Maia, Assú, Caraúbas e Apodi, para que de fato essa assistência à saúde da população se dê com qualificação e segurança.

7. Aos médicos da região, informamos que o Sindicato está trabalhando na orientação de um valor mínimo, que anunciaremos breve, abaixo do qual desaconselhará que o profissional assuma plantões por empresas que, no sistema de pregão, estão baixando os valores absurdamente, aviltando o trabalho médico.

8. O Sinmed RN espera o entendimento das autoridades e da sociedade quanto à sua preocupação em garantir que os trabalhadores médicos sejam valorizados e respeitados, ao mesmo tempo que a população seja atendida nas questões de saúde com zelo, competência e resolutividade.

9. O Sinmed aguarda também que providências cabíveis sejam tomadas, se comprovada incapacidade de prestação de serviço por empresas que venceram licitações sem terem profissionais, para que não haja interrupção do serviço em funcionamento, até completa garantia para os atendimentos, sem riscos para a população.

10. O Sindicatos dos Médicos se coloca ativamente ao lado da exigência de capacitação e qualificação dos profissionais, além de experiência e excelência das empresas que se proponham a prestar os serviços médicos.

Natal RN, 19.02.2024

Dr. Geraldo Ferreira

Presidente do Sinmed RN

whatsapp button