Nota do Sinmed aos médicos do RN sobre ameaças e agressões

13/04/2022

Nota do Sinmed aos médicos do RN sobre ameaças e agressões

13/04/2022

Nota do Sinmed aos médicos do RN sobre ameaças e agressões

A triste realidade da agressão a médicos é comprovada em estatísticas da Organização Panamericana de Saúde, que aponta 66% de médicos que já presenciaram ou sofreram agressões no exercício profissional. No Brasil a realidade é a mesma, tendo a Associação Paulista de Medicina encontrado, em São José do Rio Preto, 63% de médicos que referem a mesma realidade comprovada pela OPAS. Os médicos mais atingidos são jovens e mulheres, sendo 78% com idade entre 24 e 34 anos. As causas mais comuns da agressão são demora no atendimento, normalmente por superlotação ou falta de número adequado de profissionais, falta de recursos para o atendimento e notícias de óbito. Três quartos das agressões ocorreram em instituições públicas.

O que o médico deve fazer?

Se houve ameaças:

  1. Registre ocorrência na delegacia mais próxima ou online;
  2. Informe, por escrito, às diretorias clínica e técnica sobre o ocorrido, apresente dados dos envolvidos e testemunhas;
  3. Encaminhe o paciente a outro colega, se não for caso de urgência e emergência.

Se houve agressão física:

  1. Compareça à delegacia mais próxima e registre o boletim de ocorrência (haverá necessidade de exame do corpo de delito);
  2. Apresente dados dos envolvidos na agressão e de testemunhas;
  3. Comunique o fato imediatamente às diretorias clínica e técnica para que seja providenciado outro médico para assumir suas atividades.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte dispões de equipe de fiscalização e de advogados e deve ser comunicado para orientação e defesa dos Médicos que se sintam em risco ou sofram violência.

 

Natal, 13 de abril de 2022

Dr. Geraldo Ferreira – Presidente do Sinmed RN

whatsapp button