28/10/2025
28/10/2025
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e demais entidades representativas da área da saúde realizaram, nesta terça-feira (28), uma grande mobilização unificada em defesa dos direitos dos servidores públicos e contra a precarização e a terceirização dos serviços de saúde em Natal.
O movimento começou com uma reunião entre as lideranças sindicais e o secretário municipal de Administração, Brenno Oliveira Queiroga, para discutir reajuste salarial, mudanças de níveis e pautas históricas da categoria. Após o encontro, os dirigentes seguiram para o ato público em frente ao shopping Midway Mall, onde médicos e demais trabalhadores da saúde se concentraram levando faixas, cartazes e palavras de ordem contra o sucateamento da rede pública municipal.
Entre os destaques da manifestação, houve o enterro político do atual prefeito, Paulinho Freire, e do secretário municipal de Saúde, Gerldo Pinho. Um gesto de protesto contra a forma como a gestão municipal vem tratando os serviços essenciais, privilegiando contratos terceirizados em detrimento da valorização dos profissionais efetivos. Os profissionais também levaram cartazes com frases como “Fora Paulinho” e “Fora Geraldo Pinho”, demonstrando insatisfação com a condução da política de saúde de Natal e cobrando mudanças urgentes e realização de concurso público.
O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, destacou que a reforma administrativa e o avanço da terceirização representam um retrocesso para o funcionalismo e para a população que depende do Sistema Único de Saúde: “Estamos nas ruas para dizer não à reforma administrativa, não à terceirização e não ao desmonte do serviço público. Defendemos a realização de concurso público, a valorização dos servidores e o fortalecimento da saúde pública, gratuita e de qualidade para todos”, ressaltou.
De acordo com os dirigentes dos sindicatos da saúde, o modelo atual compromete a qualidade da assistência, precariza vínculos e destrói conquistas históricas dos servidores.
O ato foi organizado pelo Sinmed RN e pelo Sindsaúde RN, com participação do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Sindicato dos Farmacêuticos do RN (SINFARN), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do RN (SINDERN) e da Associação Potiguar de Aposentados e Pensionistas da Saúde do RN (APAS).