Médicos retomam movimento de manifestações em Natal

30/08/2023

Médicos retomam movimento de manifestações em Natal

30/08/2023

Médicos retomam movimento de manifestações em Natal

Novas manifestações pontuais serão realizadas pelos médicos do município de Natal. Esse foi o encaminhamento da assembleia realizada hoje (30/8) pela categoria que já definiu também a data da primeira mobilização: 05 de setembro.

A categoria decidiu fazer uma nova manifestação no dia 5 de setembro a, às 10h, em frente a Prefeitura e depois seguem até a Secretaria Municipal de Saúde.

Os médicos reivindicam a incorporação da gratificação de urgência e emergência (GEAUE) e, até o momento, a prefeitura do Natal não apresentou uma proposta na mesa de negociação sobre este tema. Um documento elaborado pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), e apresentado a prefeitura, sugere a incorporação da GEAUE, no valor de R$ 2.750, ao salário dos médicos, assegurando para o profissional uma melhor condição salarial também na aposentadoria.

Por esta razão, os médicos decidiram, no mês de julho deste ano, iniciar um movimento grevista em todas as unidades de saúde do município. Porém, tiveram o movimento de greve suspenso após liminar favorável a ação movida pela Prefeitura de Natal.

“A retomada das manifestações é motivada pela falta de resposta da prefeitura aos questionamentos do Tribunal de Justiça, quanto à mesa de negociação e ao quantitativo de médicos que estavam parados. Informação que levou a justiça a decidir pela suspensão da greve de forma equivocada, já que a greve estava sendo feita dentro dos percentuais permitidos”, esclarece Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

A concentração do movimento no dia 5/9 tem início em assembleia marcada para às 9h, no Sinmed RN.

whatsapp button