05/07/2024
05/07/2024
Reunidos em assembleia com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), nesta sexta-feira (5), que aconteceu na modalidade on-line, os médicos especialistas do município de Mossoró informaram que a Secretaria Municipal de Saúde não promoveu nenhuma mudança na jornada de trabalho e que continuam cumprindo a mesma escala.
O sindicato enviou ofício à Secretária de Saúde do município, Morgana Dantas, com sugestões de complementações à portaria que prevê 2 expedientes de 6 horas semanais e um extra de 15 em 15 dias com a fixação de tempo mínimo de permanência de 3 horas após o qual, cumprida a meta de atendimento estaria completo o expediente.
Além disso, estabelece que as metas de atendimento do médico que são previstas para sessenta por semana e seria sugerido 40, não promoveriam desconto de qualquer dia de trabalho, já que a marcação depende da regulação e a vinda depende do paciente. Aos médicos caberia cumprir a carga horária mínima para garantir suas obrigações.
O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, destacou durante a assembleia que o sindicato enviou pedido de abertura de negociação para mudanças no plano de cargos e carreira da saúde, que deverá alterar o piso para 20h de 3 salários mínimos, 4.200 reais, mais a gratificação de atendimento ambulatorial que seria no valor da de urgência, em torno de 4 mil.
O Sinmed RN orienta que os médicos não devem aceitar qualquer alteração nos atendimentos para o novo modelo antes da negociação salarial.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as sugestões da categoria foram enviadas a Procuradoria Geral do Município (PGM) e está aguardando resposta.
Uma nova assembleia acontece no dia 19 de julho, às 18h, para avaliar o andamento das negociações.