Médicos de Parnamirim paralisam atendimentos na sexta-feira (02)

31/05/2023

Médicos de Parnamirim paralisam atendimentos na sexta-feira (02)

31/05/2023

Médicos de Parnamirim paralisam atendimentos na sexta-feira (02)

Unidades de saúde do município de Parnamirim, na Grande Natal, vão ficar sem atendimentos no dia 02 de junho, próxima sexta-feira. Essa foi a decisão da categoria médica, reunida em assembleia no Sindicato dos Médicos do RN (SINMED-RN), após várias tentativas frustradas de negociação com a prefeitura de Parnamirim.

Serão paralisados todos os atendimentos eletivos das unidades de saúde e cinquenta por cento dos atendimentos de urgência e emergência. A paralisação é de 24h, com início às 7h da sexta-feira, até às 7h do sábado (3/6).

Os médicos reivindicam reajuste salarial, uma negociação que já se prolonga desde o ano de 2021 e, após a alocação de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, a expectativa era que a reivindicação fosse atendida.

Porém, a proposta apresentada pela secretaria de finanças do município foi considerada insatisfatória, já que previa apenas um aumento linear de 6% para todas as categorias. Enquanto a proposta dos médicos pede que o valor agregado ao orçamento da secretaria de saúde contemple também o aumento da gratificação.

O sindicato solicitou ao município a realização de um estudo financeiro que resulte no valor que poderá ser agregado ao aumento da gratificação. A contra proposta deveria ser apresentada à categoria no dia 31/05, mas a prefeitura cancelou a reunião.

“É uma negociação que se arrasta quase sem fim. Começou em 2021 e já passou por vários secretários de saúde. Nas últimas semanas aconteceram adiamentos sistemáticos das reuniões e provocou uma reação muito grande por parte dos médicos, obrigando o sindicato a convocar essa assembleia, que optou por paralisar os atendimentos por um dia”, esclareceu Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

Ato público

Na sexta-feira (2) os médicos realizam uma manifestação em frente a Maternidade Divino Amor, a partir das 9h, para demonstrar o descontentamento com relação ao descaso da prefeitura de Parnamirim com a categoria, além de esclarecer para a população a pauta de reivindicações dos médicos.

whatsapp button