15/05/2025
15/05/2025
Os médicos da rede municipal de Natal se reuniram na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), nesta quarta-feira (14), para dar continuidade à organização da campanha salarial de 2025. O encontro teve como objetivo definir as principais reivindicações da categoria e os próximos passos nas negociações com a gestão municipal.
A mobilização dos profissionais ocorre após uma reunião prévia com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, realizada em 29 de abril. Entre os principais pontos da pauta estão a realização de concurso público, melhorias nas condições de trabalho, ampliação da rede assistencial — com a proposta de construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) —, expansão da Estratégia Saúde da Família e, principalmente, um reajuste salarial.
Segundo o Sinmed RN, o pedido de reajuste está relacionado à defasagem provocada pela diferença entre o período de formulação e o de implantação do atual Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O plano, que deveria ter sido implantado entre 2016 e 2019, só entrou em vigor entre 2018 e 2021, gerando uma perda estimada em cerca de 12%, percentual que a Prefeitura já teria concedido a outros servidores.
Outra reivindicação é a atualização das gratificações dos profissionais que atuam em setores como as UPAs, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ambulatórios, maternidades e no programa Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com o sindicato, esses valores não sofrem reajuste há sete anos. Um estudo sobre essa defasagem foi elaborado pelo Sinmed e será apresentado ao secretário de Saúde em uma audiência solicitada pelo sindicato.
A expectativa dos médicos é de que as negociações avancem nos próximos meses e que os pleitos da categoria sejam atendidos até o meio do ano.