Médicos de Natal avançam nas negociações com vereadores

05/06/2023

Médicos de Natal avançam nas negociações com vereadores

05/06/2023

Médicos de Natal avançam nas negociações com vereadores

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e os médicos do município de Natal participaram, na manhã desta terça-feira (5), de audiência pública convocada pelas Comissões de Finanças, Saúde, Trabalho e Justiça da Câmara Municipal de Natal (CMN).

Na ocasião foram debatidas e aprofundadas as questões pertinentes a reformulação do plano de cargos e carreiras dos médicos do município, diante da extinção de gratificações e algumas reestruturações de melhorias no salário base.

Os médicos explanaram as dificuldades de condições de trabalho nas unidades de saúde do município e questionaram a falta de novos profissionais, além da desistência excessiva de médicos concursados – no último concurso foram convocados mais de 100 médicos e destes apenas 17 permaneceram. 

Ao final, os vereadores presentes se comprometeram a elaborar e encaminhar para a Secretaria de Municipal de Administração (Semad) um documento oficial com todos os relatos apontados na audiência para que seja elaborado um estudo com o impacto financeiro da extinção dessas gratificações e, consequentemente, o reajuste salarial para que não haja perda na remuneração dos médicos.

O estudo deve ser apresentado na próxima terça-feira (13), na Câmara dos Vereadores e, posteriormente, uma audiência com o prefeito deverá ser agendada. Novas paralisações da categoria serão avaliadas em assembleia.

A audiência contou com a participação do vereador Raniere Barbosa, a vereadora Nina Souza, o Secretário Adjunto de Saúde de Natal, Chilon Batista, e a Secretária Adjunta de Orçamento e Finanças, Damares Claudia Bezerra da Costa.

whatsapp button