10/04/2024
10/04/2024
Os médicos da UTI do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, no município de Assu, que prestam serviços através da empresa de Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA), se reuniram em assembleia no Sindicato dos Médicos do RN para relatar novos atrasos nos repasses de pagamentos da categoria, que chegam a quatro meses.
Em 2023, com atrasos nos pagamentos, foi estabelecido um calendário para os repasses após várias reuniões devido a uma reclamação pré-processual do Conselho Regional de Medicina (CREMERN) junto ao Ministério Público Federal, com a participação do Sinmed RN nas negociações.
No acordo, todos os meses em atraso até dezembro de 2023 deveriam ser pagos nos meses subsequentes. Porém, nem o mês de dezembro, nem os quatro primeiros meses de 2024 foram repassados aos médicos, pela SAMA, até o momento.
Com isso, o Sinmed definiu em assembleia que realizará uma visita ao hospital regional de Assú no próximo final de semana, na intenção de se reunir com a direção da unidade e representantes da secretaria de saúde para entender se os atrasos estão acontecendo por falta de repasse do Estado ou da empresa.
Caso não haja desdobramento para a formalização de um calendário de pagamentos, o sindicato antecipa que novas mobilizações dos médicos e fechamentos de leitos, a medida que os pacientes receberem alta, devem acontecer no município.