Médicos da Estratégia de Saúde da Família de Natal apontam déficit de profissionais

28/07/2021

Médicos da Estratégia de Saúde da Família de Natal apontam déficit de profissionais

28/07/2021

Médicos da Estratégia de Saúde da Família de Natal apontam déficit de profissionais

Reunidos em assembleia com o Sinmed RN na noite de ontem (27), os médicos que atuam na Estratégia de Saúde da Família em Natal deram continuidade nas discussões sobre a mobilização da categoria para a campanha salarial 2022 e melhoria das condições de trabalho.

A categoria reivindica o recebimento da gratificação de urgência e emergência que é pago hoje apenas para os profissionais que atuam nas UPAs e nas maternidades do município. Além de melhoria nos salários que são hoje inferiores ao que é pago em municípios vizinhos a Natal.

Os médicos questionam também o déficit de profissionais para compor as equipes, o que sobrecarrega o trabalho do médico que atua em cada unidade de saúde do município. Um agravante apontado é o fato das equipes, que já estão incompletas, ficarem ainda mais desfalcadas a partir do início do próximo ano.

Hoje as equipes são compostas por concursados, médicos da cooperativa e profissionais do programa Mais Médicos. Porém, os profissionais do Mais médicos já estão trabalhando sob prorrogação do contrato, em função da pandemia, com previsão de encerramento no início de 2022. Ou seja, a situação de déficit nas equipes deverá piorar se não for realizado concurso público para compor o quadro.

O Sinmed RN encaminhou ofício para a secretaria de saúde solicitando o número de equipes da ESF e quantos médicos das equipes são concursados, Mais Médicos ou cooperativa.

O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, afirma que inicialmente o sindicato pretende realizar um movimento para que o município faça concurso público para preencher as vagas que hoje são preenchidas por não concursados.

A categoria deve permanecer na mobilização, com reuniões semanais, e a próxima assembleia está marcada para o dia 04 de agosto.

whatsapp button