07/07/2021
07/07/2021
A primeira assembleia de mobilização para campanha salarial e melhoria das condições de trabalho dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Natal foi realizada ontem (06) de maneira híbrida, presencial e online, para definir os rumos das negociações com a prefeitura.
A categoria reivindica o recebimento da gratificação de urgência e emergência que é pago hoje apenas para os profissionais que atuam nas UPAs e nas maternidades do município. Porém, de acordo com portaria do Ministério da Saúde, os médicos da ESF também fazem parte da rede de urgência e emergência e, por isso, têm o direito de receber a gratificação.
“Além dessa gratificação, que é um direito, há uma realidade de mercado hoje em que municípios vizinhos pagam valores até de 50 por cento a mais do que o que Natal remunera aos médicos. E por isso iniciamos esta mobilização e campanha salarial 2022.”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
O Sinmed RN inicia também uma série de visitas às unidades de saúde do município de Natal para averiguar estrutura, demandas, condições de trabalho e realizar um diagnóstico amplo sobre estas unidades em que os médicos da ESF atuam.
Uma audiência com o secretário de saúde de Natal, George Antunes, foi solicitada pelo sindicato para que sejam apresentadas as reivindicações da categoria médica.