Médicos do RN paralisam atendimentos de pronto-socorro a partir do dia 23

18/08/2023

Médicos do RN paralisam atendimentos de pronto-socorro a partir do dia 23

18/08/2023

Médicos do RN paralisam atendimentos de pronto-socorro a partir do dia 23

Sem receber salários desde o mês de março, os médicos que prestam serviço ao Estado e Prefeitura de Natal através da Cooperativa Médica do RN (Coopmed RN) decidiram, em assembleia realizada ontem (17) no Sinmed RN, paralisar os serviços de atendimento a partir da quarta-feira, 23 de agosto.

No último dia 9/8 foi realizada uma audiência de mediação na Justiça Federal e encaminhada uma pactuação entre Governo e Prefeitura para que fosse apresentado até o dia 16 o pagamento do mês de março e o cronograma de pagamentos dos meses seguintes. O que foi descumprido pelos órgãos.

Sem perspectiva de ter os seus salários recebidos, com um atraso de cinco meses, os médicos recorreram ao Sindicato dos Médicos do RN para realizar a assembleia e decidiram encaminhar uma nova solicitação ao Estado e a Prefeitura para uma resposta quanto ao pagamento. Caso não seja efetuado até a terça-feira, na quarta-feira (23) todos os atendimentos de pronto-socorro serão paralisados.

As unidades de saúde que terão os serviços paralisados são o Hospital Santa Catarina, Maternidade Leide Morais, Maternidade Araken Irerê Pinto, Hospital de Macaíba, Hospital de São José de Mipibu, Hospital Walfredo Gurgel e UPAs.

Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, esclarece que essa não é uma paralisação da Cooperativa, mas dos médicos que prestam serviços através dela.

“O sindicado é responsável pelo trabalho médico, a assembleia foi feita com os médicos que prestam serviços ao Estado ou município, através da cooperativa. Quem está parando são os médicos filiados e coordenados pelo sindicato por uma situação de inadimplência. Por isso, o movimento é dirigido às secretarias estaduais e municipais de saúde, já que o sistema cooperativo não dispõe de recursos para pagar essas pessoas. O recurso tem que vir de quem contratou esses serviços”, explica Geraldo Ferreira.

Visita

O Sinmed RN realiza hoje (18) uma visita de mobilização da categoria médica, às 11h, no hospital Walfredo Gurgel.

A intenção é conversar com gestores e médicos sobre a situação dos atrasos de pagamento e alertar sobre a paralisação dos atendimentos a partir do dia 23.

whatsapp button