31/05/2024
31/05/2024
Reunidos em assembleia com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), os médicos clínicos estatutários do Hospital Alfredo Mesquita, em Macaíba, deliberaram sobre a deficiência nas escalas com ausência de médicos diaristas para evolução e medicação dos pacientes de enfermaria, o que tem ocasionado sobrecarga nos médicos plantonistas estatutários, que são desviados para essas funções. A situação já foi discutida com a direção do hospital, mas não houve avanços nas negociações.
Durante a assembleia, os médicos decidiram por não mais fazer essas evoluções, visto que provoca um acumulo de funções, uma vez que absorve muito tempo do plantão pela complexidade desses pacientes que, muitas vezes, recebem alta da UTI e chegam na enfermaria com medicações que exigem um diarista para o seu acompanhamento e definição sobre alterações de dosagens ou alta do paciente.
Na ocasião foi votada e aprovada por unanimidade que os médicos estatutários, a partir de segunda-feira (3), entrarão em greve respeitando as seguintes recomendações:
• Estarão presentes no plantão cumprindo a carga horária oficial;
• Não farão a medicação que é atribuição do diarista;
• A situação de medicação necessária para pacientes deverá ser comunicada e cumprida pela direção médica e técnica do hospital.
• A presença no plantão e as obrigações de acompanhar as ocorrências serão absolutamente cumpridas pelo corpo clínico.
O Sinmed RN enviará o comunicado oficial ao Hospital e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) ainda nesta sexta-feira. Uma nova assembleia para avaliação da greve será realizada na segunda-feira, para definir os próximos passos do movimento.