Médico pioneiro em cirurgia cardiovascular recebe homenagem na Assembleia Legislativa

11/12/2018

Médico pioneiro em cirurgia cardiovascular recebe homenagem na Assembleia Legislativa

11/12/2018

Natural de Recife, o médico José Ricardo Lagreca de Sales Cabral recebeu nesta terça-feira (11), o título de cidadão norte-riograndense, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através de uma proposição do deputado Ricardo Motta.

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em cirurgia cardiovascular e especialista em Gestão de Hospitais Universitários no SUS, pelo Sírio Libanês, Lagreca, como é mais conhecido, foi pioneiro na realização de cirurgias cardíacas no Rio Grande do Norte. Atuou como professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, por 21 anos, dirigiu o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O médico também deixou sua marca na Secretaria Estadual de Saúde do RN, onde ocupou a pasta de secretário de saúde.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, que esteve entre as autoridades presentes na solenidade, destacou a importância do Doutor Lagreca no desenvolvimento da saúde pública do estado: “Trabalho no HUOL há mais de 20 anos e acompanhei muito do que foi feito pelo professor Lagreca. O seu empenho, a sua luta e determinação, contribuiu para transformar o nosso hospital em uma grande referência” disse.

Geraldo destaca ainda que o título de cidadão é uma forma justa de homenagear o médico: “É justo torna-lo cidadão deste estado, pelo muito que ele fez pela educação e pela administração da saúde pública”, finalizou.

 

whatsapp button