Luta da Estratégia de Saúde da Família é vitoriosa

22/02/2022

Luta da Estratégia de Saúde da Família é vitoriosa

22/02/2022

Luta da Estratégia de Saúde da Família é vitoriosa

Depois de meses de luta com sucessivas manifestações públicas, paralisações semanais e reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e assessoria jurídica e por último com o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta terça-feira (22), a luta dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) pela Gratificação de Atendimento a Urgência e Emergência (GEAUE) chegou ao fim.

A GEAUE é reconhecida como direito da Estratégia Saúde da Família por fazer parte, segundo portaria do Ministério da Saúde, da rede de atenção a urgência e emergência, uma vez que é também porta de entrada para as patologias de emergência.

A reunião desta terça-feira deu sequência ao encontro que aconteceu na última semana, quando o Prefeito Álvaro Dias se comprometeu a fazer o impacto financeiro juntamente com a Secretária de Administração, Adamires França, para apresentar ao Sinmed RN e a categoria.

Na manhã de hoje, o Prefeito de Natal comunicou que entendeu a justiça do pleito e concedeu aos médicos da ESF a gratificação GEAUE, através do projeto de lei que será encaminhado para a câmara dos vereadores e, em seguida, implementado.

Além disso, na fala da secretária Adamires França, ficou claro que, além da gratificação GEAUE, ainda em abril deste ano haverá o reajuste de 10% da última parcela do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) que vem sendo implementado durante a gestão do Prefeito Álvaro Dias.

Para o Presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira: “hoje é um dia histórico para a categoria, primeiro porque reconhece a Estratégia Saúde da Família como componente da rede de atenção da urgência e emergência e também pela própria valorização funcional através de uma melhoria salarial que essa gratificação agregará ao salário dos profissionais, levando essa remuneração a um novo patamar que permitirá atrair novos profissionais qualificados para a ESF, como também garantir a permanência dos profissionais que já fazem parte do quadro”, disse.

A GEAUE é uma gratificação atribuída aos serviços de Urgência e Emergência no valor de 2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais) que será agregada a remuneração dos médicos da Saúde da Família, que é composta por salário e de gratificação.

whatsapp button