23/09/2024
23/09/2024
O Hospital Walfredo Gurgel, principal referência em emergência no Rio Grande do Norte, enfrenta uma grave ameaça à continuidade do atendimento oftalmológico.
Em assembleia realizada com o Sindicato dos Médicos (Sinmed RN), nesta segunda-feira (23), foi informado pelos médicos especialistas que atuam no setor de oftalmologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, que a Direção está propondo o remanejamento dos especialistas para o setor de clínica médica, enquanto os pacientes oftalmológicos seriam redirecionados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“Essa mudança pode causar sérios transtornos à população, já que as UPAs não contam com oftalmologistas de plantão e o atendimento de urgência na área é escasso, mesmo no setor privado”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
O Ministério público questiona a direção do Walfredo Gurgel a escala de trabalho, formato da jornada e o número de oftalmologistas aprovados no concurso público para a vaga de clínico geral, que foram remanejados para o setor de oftalmologia, e há muitos anos prestam atendimento à população na sua especialidade.
Para o presidente do Sinmed RN, uma alteração na escala atual, sem negociação com a categoria e o sindicato, poderá causar desassistência: “Dificilmente esses profissionais vão permanecer no hospital. Muitos estão dispostos a pedir à Secretaria de Saúde (Sesap) para exercerem sua especialidade em outras unidades ou, até mesmo, afastamento e exoneração”, lamenta.
O Sinmed RN encaminhou ofício à direção do Walfredo Gurgel com pedido de audiência para apresentar as propostas da categoria para manutenção do único serviço de urgência em oftalmologia do Estado.