19/09/2025
19/09/2025
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, participou, nesta sexta-feira (19), do debate “Piso Nacional de Cirurgiões-Dentistas e Médicos – Perspectivas x Dificuldades”, promovido pelo Sindicato dos Odontologistas do RN (Soern).
O evento reuniu profissionais das categorias para discutir os desafios da regulamentação do piso salarial nacional e teve como foco central as barreiras jurídicas e orçamentárias que dificultam a implementação da lei em diferentes regiões do país. No entanto, mais do que apresentar os obstáculos, o encontro também serviu para fortalecer a articulação entre médicos e cirurgiões-dentistas em torno de mobilizações unificadas.
Na ocasião, Dr. Geraldo Ferreira destacou que a mobilização conjunta pode ser uma ferramenta essencial para pressionar os gestores públicos: “A implementação do piso é um direito legítimo, mas sua conquista depende da união das categorias. As mobilizações unificadas serão um grande impulso para garantirmos que a valorização profissional se transforme em realidade”, afirmou.
Cleyton Magalhães, diretor do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto-CE) e secretário-geral da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) trouxe a experiência de seu estado na luta pela valorização salarial dos cirurgiões dentistas e destacou os desafios a nível nacional.
Além das discussões sobre a mobilização e a necessidade de articulação, o evento também abordou questões jurídicas, como a constitucionalidade do piso e a implementação nas leis orçamentárias. Os participantes enfatizaram a importância de garantir que os gestores públicos não apenas reconheçam a validade do piso, mas que também o coloquem em prática de forma efetiva.
O encontro reafirmou o compromisso das categorias em seguir na luta por melhores condições de trabalho e remuneração.