CoopBrasil participa da primeira reunião das Cooperativas do Ramo da Saúde do RN

28/06/2024

CoopBrasil participa da primeira reunião das Cooperativas do Ramo da Saúde do RN

28/06/2024

CoopBrasil participa da primeira reunião das Cooperativas do Ramo da Saúde do RN

A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte realizou ontem (27) a primeira reunião das Cooperativas do Ramo da Saúde do estado, de forma semipresencial, com a participação da CoopBrasil, ramo cooperativo do Sinmed RN.

O Ramo de Saúde é presidido por Dr. Fernando Pinto, presidente da Unimed, e tem a participação de diversas outras cooperativas da saúde, como a Coopmed, Coopanest, Coopern, CoopBrasil, entre outras representantes da categoria da saúde.

Uma das pautas da reunião foi a proposta de pós-graduação para o Ramo da Saúde. O colegiado aprovou a criação de um MBA em gestão em negócios de saúde, proposta pela CoopBrasil, que deverá funcionar na base da Ocern, e ofertará o custeio de 50% do curso para os cooperados que estiverem inscritos.

Para os médicos, a CoopBrasil deve reservar aproximadamente 10 vagas de incentivo para os cooperados.

Outro ponto de pauta debatido entre as cooperativas foi a ação movida pelo Ministério Público do Trabalho para investigação sobre falsas cooperativas, pejotização e empresas societárias que estão participando do mercado, mas com uma série de questões relativas à atributos e direitos trabalhistas que parecem estar sendo fraudados.

“O motivo da investigação, que deve durar dois anos (até 2025), deverá envolver todo o Brasil em uma pesquisa intensa dos estados sobre essas empresas e o que realmente ocorre em termos de direitos trabalhistas e tributos, se são ou não sonegados ou fraudados”, explicou Geraldo Ferreira, presidente da CoopBrasil e do Sinmed RN.

Geraldo Ferreira falou ainda que estas ‘potenciais fraudes’ vem se verificando com muita intensidade na área médica e que o sindicato, em conjunto com o Ministério Público, tem se posicionado no combate sistemático a essas relações de caráter fraudulento.

whatsapp button