Categoria médica retoma a luta nacional pelo piso salarial

27/05/2021

Categoria médica retoma a luta nacional pelo piso salarial

27/05/2021

Categoria médica retoma a luta nacional pelo piso salarial

Sindicatos Médicos do Brasil se reuniram na manhã desta quinta-feira (27), em ambiente virtual, juntamente com a Federação Interestadual dos Odontologistas, representada pelo Presidente José Carrijo e a Deputada Federal Dra. Soraya Manato, para discutirem a tramitação do projeto do novo piso nacional para a categoria médica e também dos cirurgiões dentistas.

A mobilização nacional pelo piso salarial da classe médica não é recente. A luta iniciou em 1992 e chegou a ser aprovada algumas vezes, mas foi vetada pela presidência da república ainda no governo FHC.

A retomada da luta médica pelo piso salarial projeta um piso que seja realista com o mercado: “muitas vezes a dificuldade de aprovar um piso salarial é que a proposta vem com um piso teórico que é, de longe, muito superior ao que é praticado no mercado”, salientou Geraldo Ferreira, Presidente do Sinmed RN.

O novo piso salarial está sendo estudado e será proposto com valores próximos aos pisos já existentes, como por exemplo o da Ebserh: “é importante termos referência de mercado para que não tenhamos dificuldades na aprovação e evitarmos vetos. A campanha nacional está bem encaminhada, os Sindicatos Médicos estão voltando a se mobilizar e estamos mais uma vez retomando a luta”, finalizou Geraldo Ferreira.

O novo projeto será relatado pelo Dr. Hiran Gonçalves, do Instituído Brasil de Medicina, e novas reuniões darão encaminhamento ao processo.

whatsapp button