Categoria médica de Natal é recebida pelo prefeito Carlos Eduardo

23/08/2017

Categoria médica de Natal é recebida pelo prefeito Carlos Eduardo

23/08/2017

Categoria médica de Natal é recebida pelo prefeito Carlos Eduardo

 

O Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira, e diretores do Sinmed RN, se reuniram na manhã da última terça-feira com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo e o Secretário de Saúde do município, Luiz Roberto Leite, a fim de encontrar meios para melhorar as condições de trabalho da categoria médica na cidade.

A realização de um concurso público e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) foram o carro chefe da reunião. Os representantes do Sinmed RN apresentaram ao prefeito as dificuldades que a categoria tem enfrentado, as reivindicações e a insatisfação com a contratação excessiva de médicos de terceirizados, consequência da falta de concurso público. Já o PCCV é uma garantia de estrutura na carreira médica dos profissionais do município e foi sancionado pelo prefeito em 2016, mas até o momento não houve a implementação. 

 “Para a categoria, está transparecendo uma preferência ao medico do serviço terceirizado” desabafou Lêda Pandolphi, diretora do Sinmed RN, que defendeu a realização do concurso e a importância de um médico efetivo para a comunidade: “O vínculo que um médico da cooperativa cria com a comunidade é diferente dos laços que o servidor estreita com a população. Porque o médico da cooperativa é temporário, enquanto o servidor está ali, todos os dias, conhecendo a realidade e a necessidade de cada paciente” completou.

Na ocasião o Secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto, apresentou o Termo do Acordo Judicial que determina a realização do concurso até o segundo trimestre do próximo ano e garantiu a implementação do PCCV antes da publicação do edital: “Nós entendemos que sem um plano de carreira médica não existirá médicos inscritos para o concurso”, ressaltou.

O prefeito Carlos Eduardo foi otimista com as regras e prazos estabelecidos no acordo e assegurou que a implementação do plano, assim como a realização do concurso serão concretizadas de acordo com o que estabelece o termo: “A saúde tem sido um dos carros chefe da minha gestão e eu vou continuar priorizando porque existe um apelo da população por uma saúde de qualidade. Iremos realizar o concurso público e vamos priorizar a implementação do plano de carreira dos médicos” afirmou.

“A nossa conversa com o prefeito foi na tentativa de antecipar algum sinal positivo para a categoria. Nessa parte nós não fomos atendidos e o prefeito justificou fortemente a lei de responsabilidade fiscal, e acredita que só sai do limite de possibilidade efetivamente em meados de março do próximo ano” disse Geraldo Ferreira. “Mas a afirmação da implementação do plano de carreiras precedente a realização do concurso, para nós, significa uma luz no fim do túnel” completou.

Apesar das reconhecer as garantias que o acordo judicial propõe, Geraldo Ferreira assegurou que a categoria não irá se acomodar: “Nós vamos continuar nos mobilizando, vamos acompanhar os aspectos financeiros da prefeitura, vamos seguir nos posicionando contra essas terceirizações, vamos cobrar do secretário e fazer o possível para antecipar a implementação desse plano que já e lei”.

whatsapp button