Anestesistas cooperados da Unimed reclamam de glosas indevidas

13/09/2024

Anestesistas cooperados da Unimed reclamam de glosas indevidas

13/09/2024

Anestesistas cooperados da Unimed reclamam de glosas indevidas

Assembleia entre o Sindicato dos Médicos do Rio Grande Norte (Sinmed RN) e os anestesiologistas cooperados na Unimed Natal foi realizada hoje (13) para discutir alternativas jurídicas em resposta aos descontos indevidos por parte da cooperativa.

Os anestesiologistas alegaram descontos em seus contracheques referentes a procedimentos realizados e autorizados pela própria Unimed, por meio do reconhecimento das digitais. Contudo, a cooperativa médica não repassou o pagamento desses procedimentos sob a alegação de que já havia plantonistas contratados de outras empresas especializadas. Há relatos de descontos de até seis mil reais em alguns contracheques.

Diante da denúncia, com a presença de um advogado na reunião, o sindicato debateu as vias legais disponíveis para defender os direitos dos profissionais, como a possibilidade de ações judiciais coletivas ou individuais, notificações extrajudiciais e a mediação com a operadora de saúde.

O Sinmed RN ressalta que:

– Os anestesistas cooperados têm a liberdade de atuar em qualquer um dos hospitais que atendem pela Unimed.

– Os procedimentos executados pelos anestesistas cooperados devem, obrigatoriamente, ser pagos.

– No sistema cooperativista, a preferência entre um médico cooperado e um médico terceirizado de outras empresas sempre será pelo médico cooperado.

Essas foram as posições colocadas pelo sindicato a todos os médicos que participaram da assembleia online. O sindicato também se colocou a disposições dos cooperados para auxiliar em todos os trâmites dessas limitações que eles estão sofrendo para o exercício profissional, mesmo sendo cooperados.

whatsapp button