Walfredo está sem cirurgiões vasculares desde o dia 25

01/08/2012

Walfredo está sem cirurgiões vasculares desde o dia 25

01/08/2012

Desde o último dia 25, não há mais atendimento em cirurgias vasculares no Hospital Walfredo Gurgel. De acordo com o cirurgião vascular Eugênio Lopes Oliveira, atualmente são apenas 10 profissionais para atender um demanda crescente e tanto a direção como a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem conhecimento do déficit, mas ainda não resolveram a questão. “Esta situação vem desde maio e já comunicamos o fato. No mês passado também o Hospital ficou sem cirurgião vascular. São apenas 10 cirurgiões para atender tudo, desde casos de trauma a pés-diabéticos. Por causa do pouco número, a carga horária de cada mês só vai até o dia 24 ou 25. No sábado à noite me ligaram para atender um paciente no centro cirúrgico e me pediram um favor pessoal. Fui, mas até quando vai ser assim?”, questionou.

Ainda de acordo com o cirurgião, o próprio chefe do setor pediu para sair do cargo por causa das condições atuais e pela pressão que estaria sofrendo da direção. “Ele entregou a chefia na última sexta-feira. Nós não podemos arcar com essa responsabilidade e nem trabalhar mais do que nossa carga horária. É como se mandassem nos virar com o que tem e isso é pressão e pode se configurar até como assédio moral. Tem médicos que não dormem há dias e mal estão podendo conciliar com o atendimento nos consultórios”.

O médico Eugênio Lopes também frisou que não houve melhorias nas condições de trabalho no Hospital após o anúncio do Plano de Enfretamento, no último dia 4 de julho. “O cenário é o mesmo, não houve mudança nenhuma. O atendimento é demorado, não tem maca, corredor cheio, centro cirúrgico lotado, não tem vaga na UTI. Não vi melhoras com o plano. A situação é grave, precária”.

Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), confirmou que recebeu a denúncia por parte dos cirurgiões vasculares do Walfredo Gurgel. “Os cirurgiões gerais que estão substituindo os vasculares. Mas imaginem um atendimento de um caso como aneurisma, por exemplo? Estão atendendo de uma forma improvisada. Também ficamos sabendo que estava faltando cirurgião pediátrico”, disse.

A diretora geral do Walfredo Gurgel, Fátima Pinheiro, informou que a partir de manhã a escala estará completa até o dia 23 de agosto, e será realizada na próxima sexta-feira (3) uma reunião entre a direção do Hospital, a Sesap e os cirurgiões vasculares para tentar resolver a questão. Segundo a diretora, dos 13 cardiovasculares duas médicas estão em licença maternidade, o que causou a redução da escala. Quanto à falta de atendimento pediátrico, nos últimos três dias, Fátima Pinheiro destacou que não houve maiores problemas durante o período descoberto. “Os cirurgiões gerais cobrem os cirurgiões infantis. A partir de amanhã o atendimento vai estar normalizado, já que o que estava em férias voltou. Nós da direção também vamos ficar mais atentos com falhas na escala por causa de férias ou de licenças”.

SANTA CATARINA

O Governo do Estado convocou, em caráter emergencial, sete pediatras aprovados no último concurso público promovido pela Sesap para o Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Hospital Santa Catarina, que desde a última quarta-feira suspendeu o atendimento pediátrico por causa do déficit de pediatras. Com a nomeação desses profissionais, o Hospital espera normalizar o atendimento no pronto-socorro infantil. A assessoria de imprensa da Sesap informou que os nomeados têm até 30 dias para assumir o cargo. 

whatsapp button