#VemPraRua pela saúde contou com a participação de mais de mil pessoas

03/07/2013

#VemPraRua pela saúde contou com a participação de mais de mil pessoas

03/07/2013

Cerca de 1000 médicos, estudantes de medicina e residentes foram às ruas para o manifesto “#VemPraRua Pela Saúde” em que protestam pelo aumento do financiamento da saúde, a sanção do Ato Médico, revalidação do diploma para médicos estrangeiros (Revalida) e melhores condições de trabalho nas unidades de saúde do Rio Grande do Norte.

Os manifestantes se deslocaram da Associação Médica (AMRN) pela Avenida Hermes da Fonseca e deixaram o tráfego lento no local. Durante três horas, várias reivindicações foram feitas através de cartazes e de pronunciamentos, lideradas pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira.

O presidente do Sinmed informou que não é contra a chegada dos médicos de Cuba, mas exige que eles façam o exame de revalidação do diploma, imposto pelo Ministério da Educação, "é uma exigência da constituição do País”.

Outro ponto é relacionado às condições de trabalho que são oferecidas no interior do Brasil. Segundo Geraldo Ferreira,“não tem material, nem medicamentos para fazer o atendimento”.

“Se formam no país aproximadamente 16 mil médicos por ano que se submetem a concurso público. Nós não iremos aceitar a chegada destes médicos sem nenhuma avaliação ou revalidação dos diplomas, pois não sabemos como foi a educação destes médicos. Temos também que exigir que eles cheguem aqui com a avaliação de proficiência na língua portuguesa”, argumentou Geraldo Ferreira.

A mesma opinião é compartilhada pelo estudante de medicina da Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN), Vinicius Duarte, que está no 3º período e acha que “a importação de médicos não é a solução e sim reestruturar os hospitais e pagar um salário digno para a categoria. E em relação ao português (idioma) ele tem que conhecer bem a língua e suas particularidades”.

A classe médica também disparou contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que foi definido pelos médicos como “inimigo da classe” ao tomar uma medida de trazer os médicos de Cuba sem fazer a revalidação.

A manifestação foi finalizada em frente ao maior hospital de urgência do RN, o Walfredo Gurgel.

Às 19h acontecerá uma assembleia no auditório do Sinmed para avaliar o protesto.  A Greve Geral dos médicos é uma possibilidade de encaminhamento.

Todas as empresas de comunicação do estado fizeram a cobertura da manifestação. Veja uma destas matérias veiculada:

 

whatsapp button