Sistema de urgência e emergência próximo a situação de colapso

12/08/2010

Sistema de urgência e emergência próximo a situação de colapso

12/08/2010

O aumento da demanda dos serviços de saúde tem colocado em dificudade o seu funcionamento levando a uma situação próxima de um colapso.

O principal hospital público do Estado, o Walfredo Gurgel, chega a registrar cerca de 50 macas que se acumulam em seus corredores, gerando dificuldade na prestação de socorro, e criando uma situação quase desumana de atendimento. Ainda no Walfredo Gurgel, na semana passada, havia uma fila com 25 pacientes a espera pelo atendimento na UTI.

A impressão das entidades médicas é que essa situação possa agravar se alguma providência não for tomada de imediato.

O que pode ser feito?

Entre as possibilidades para amenizar o problema, o presidente do Sinmed, Dr. Geraldo Ferreira cita como soluções a ampliação ou reativação de leitos da rede pública, contratação de leitos de suporte na rede filantrópica e privada, além da construção de um grande hopsital público em Natal nos moldes do Walfredo com capacidade superior a 300 leitos.

O Sinmed deverá orgazinar nos próximos dias uma reunião com diretores de hospitais e gestores das secretarias de saúde para que possam ser elencadas soluções emergenciais para amenizar a crise.

whatsapp button