Sinmed visita unidade de saúde onde médico foi agredido no município de Tibau do Sul

08/12/2015

Sinmed visita unidade de saúde onde médico foi agredido no município de Tibau do Sul

08/12/2015

Durante a tarde de hoje (08) o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, realizou visita as instalações da Unidade Mista de Saúde de Tibau do Sul e se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde, Jucileide Costa, e com a diretora da unidade de saúde, Elieneide Barboza Macena, para cobrar providências quanto a segurança da unidade e vistoriar a estrutura e condições de trabalho dos profissionais.

Foi constatado que, de fato, havia falha na segurança da unidade de saúde, ficando a guarda da unidade a cargo da ronda realizada pela Polícia Militar na região. Porém, de acordo com informações da secretária de saúde, a partir de hoje a unidade terá um guarda noturno nos dias de semana e a PM reforçará a segurança aos finais de semana.

Jucileide Costa afirma que a agressão ao médico Antônio Andrade, de 65 anos, na última sexta-feira, foi um fato pontual e que a rotina de trabalho costuma ser tranquila na unidade. “Mesmo sem a segurança local, a Polícia Militar é sempre presente”, disse.

Ainda sobre o caso da agressão ao médico, o Sinmed disponibiliza toda a estrutura jurídica do sindicato para atendê-lo no que for preciso. Ele já deu início ao processo de ação criminal e civil e terá acompanhamento do sindicato. O Ministério Público do Rio Grande do Norte também teve decisão favorável em medida cautelar que proíbe a saída do agressor do país e a Procuradoria Geral do Município de Tibau do Sul irá entrar com representação junto ao ao Ministério Público Estadual, em Goianinha, para que ingresse com uma ação penal contra o agressor, por crime de desacato a servidor público e agressão e lesão corporal leve.

Com relação a estrutura, a diretoria do Sinmed RN encontrou a unidade abastecida, com a equipe completa e boas instalações com funcionamento da pediatria, obstetrícia e pequenas cirurgias realizadas no local.

A advogada Ana Luíza, do Sinmed RN, acompanhou a visita para tratar também sobre questões trabalhistas dos médicos que atuam na unidade. O sindicato inicia agora negociação para equiparar o salário dos concursados com o dos contratados pelo município.

 

whatsapp button