Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Monte Neto

12/09/2016

Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Monte Neto

12/09/2016

 O candidato a vereador pelo Partido Social Liberal (PSL) Monte Neto é natalense e médico anestesiologista. Ele vem de família médica, o seu avô foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do estado e o seu pai, fundou a Sociedade de Anestesiologia do RN, a SAERN.

Monte Neto não tem tradição na política. De acordo com ele, o convite para participar de um partido e lançar sua candidatura veio através de sua participação nos movimentos de rua, contra a corrupção e pela saída da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Aceitei fazer parte do PSL por ser um partido ficha limpa e que surgiu destes movimentos de rua. Sempre lutei pela categoria médica e agora minha luta será pelo povo como um todo”, afirma Monte Neto.

HISTÓRICO

Monte Neto participou da política estudantil durante a vida acadêmica, sendo presidente de grêmio e membro do Diretório Central da UFRN durante a sua formação em medicina. Após formado, integrou a diretoria da Unicred, Unimed e Conselho Regional de Medicina Unimed.

Por seis anos fez parte da direção da Sociedade de Anestesiologia do RN, como vice-presidente e presidente da entidade. Também integra hoje a diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Trabalha há 22 anos na Maternidade Januário Cicco e, pela Cooperativa de Anestesiologia, trabalha na Maternidade Araken Pinto e no hospital de Macaíba.

PROJETOS

“A classe médica é a que eu procuro representar, apesar de ter que pensar em outras temáticas e na cidade como um todo. Nas andanças que temos feito, verificamos como está abandonada a cidade de Natal.”

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas propostas para a saúde?

Monte Neto – A primeira coisa é saber quais as responsabilidades de cada esfera política (município, estado, união).  No caso da saúde, tem a tripartite e 15% da arrecadação do município deve ir para a saúde. Isso precisa ser fiscalizado de verdade. Afinal, o papel do vereador é também fiscalizar o executivo.

Temos hoje mais de 70 Unidades Básicas de Saúde que não funcionam. Não têm médicos, exames, especialidades básicas. Tem que avaliar as condições destas unidades: segurança, estrutura, exames, alimentação. Não só o médico.

O outro ponto é fazer com que o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) seja efetivado. Está nas mãos do prefeito, mas precisa ser efetivado. Por ser médico e saber das dificuldades da categoria, vou colocar o Plano como prioridade.

Assessoria Sinmed RN – Como o senhor avalia a privatização no Sistema Único de Saúde?

Monte Neto – Observamos a falência do sistema de saúde. O programa privado de saúde foi desvirtuado e hoje praticamente o estado joga para os planos a responsabilidade com a saúde da população.

Sou a favor da privatização, desde que se fiscalize.  A saúde pode sim ser privatizada.

É possível através de Organizações Sociais (OS). É preciso fiscalização nos gastos públicos. Tem que ter coragem de acusar quem é corrupto mesmo, se não tiver coragem o povo vai sofrer.

Assessoria Sinmed RN – E para o setor privado existe alguma proposta?

Monte Neto – Ter médicos especialistas para todas as áreas da urgência, como anestesistas, cirurgiões e clínicos, em plantão fixo em todos os hospitais deveria ser uma obrigação de toda unidade que trabalha com urgência. Público ou privado.

Vamos trabalhar e procurar uma brecha na lei orgânica que obriga que o atendimento privado também seja de qualidade e tenha equipe completa.

Assessoria Sinmed RN – Fale sobre uma outra área de atuação que terá prioridade em seu mandato.

Monte Neto – TURISMO – Precisamos fazer uma revitalização do centro histórico e da orla de Natal. Hoje não temos estrutura.

Não existem atrativos e a beleza natural não é explorada. Além da insegurança ser um entrave para a vinda e a permanência deste turista.

Vamos trabalhar na intenção de dar incentivo as empresas privadas, diminuir impostos para que possam ser construídos estabelecimento turístico. Além de empregar a população local nestes empreendimentos, afinal o turismo mais forte deve gerar mais renda e emprego.

whatsapp button