Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Franklin Capistrano

14/09/2016

Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Franklin Capistrano

14/09/2016

O candidato a vereador de Natal, Franklin Capistrano (PSB), é médico psiquiatra e vereador há seis mandatos consecutivos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal no ano de 2015.

Franklin atua na medicina há 43 anos, desde que se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nascido na cidade de Monteiro, Paraíba, reside em Natal desde o ano de 1953.

 

HISTÓRICO

Franklin Capistrano foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador no ano de 1994. De lá para cá já soma seis mandatos, segundo ele, defendendo a bandeira da saúde e da medicina do município.

O candidato foi membro da diretoria do Sindicato dos Médicos do RN no final da década de 70, na gestão de Manoel Batista Araújo, Presidente da Associação Norte Rio-grandense de Psiquiatria e há mais de 30 anos se dedica ao voluntariado na medicina.

Trabalha de forma voluntária na Pastoral da Saúde, na Pastoral Carcerária (Ações ligadas a Igreja Católica) e na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além de algumas entidades para idosos, como o Instituto Juvino Barreto.

 

Assessoria de comunicação SINMED RN – Como o senhor avalia a saúde pública no município de Natal?

Só acredito em um sistema de saúde eficaz com evidência maior nos programas de saúde da família”

Franklin Capistrano – Fui conselheiro do SUS municipal, sempre fiz parte dos conselhos estaduais e municipais de saúde, e hoje a condição médica no município é preocupante.  

O SUS é o plano de saúde da população de baixa renda e é preciso investimentos para melhoria do atendimento e do trabalho do médico.

O investimento deve ser feito no Programa de Saúde da Família (PSF), porta de entrada para o SUS. O gestor deveria priorizar as politicas públicas voltadas para a saúde preventiva.

Vamos investir no PSF, fazer com que seja realmente a porta de entrada. Não privilegiar determinados programas. É importante investir no PSF para que o paciente, sem tratamento adequado, acabe indo para a alta complexidade.

Se o SUS for implementado amplamente, como deve ser, nós teremos uma saúde bem melhor em Natal.

 

Assessoria de comunicação SINMED RN – E o que pensa a respeito das  privatizações?

Franklin Capistrano – A privatização é um meio para destruir o SUS. Nós temos o dever de defender o Sistema Único de Saúde. Ele trouxe acesso universal a todos.

Temos o compromisso de preservar o SUS de qualquer medida que venha de encontro à filosofia do SUS, pois privatizar é desestruturar o SUS.

Não aceitamos de maneira alguma as privatizações. Também não aceitamos as cooperativas, porque diminui a capacidade de produção do médico, mão de obra explorada facilmente, com má remuneração, sem respeito aos direitos trabalhistas.

Por este motivo, a Frente Parlamentar em defesa do SUS vai integrar a Frente Parlamentar em defesa da vida e funcionar em sua plenitude a partir de 2017.

 

Assessoria de comunicação SINMED RN – Quais as suas propostas, enquanto candidato, para a saúde?

Franklin Capistrano – Criei a Frente a Parlamentar em Defesa da Vida, na Câmara Municipal, para discutir assuntos da saúde da população, e outras Frentes que defendem a vida, como a do Idoso.

Todos os temas da campanha da fraternidade que se relacionam com a saúde levamos para discussão na câmara, através de audiências públicas. Além de sempre procurar orientação das entidades médicas para entender as necessidades da categoria.

Neste mandato aprovei um Projeto de Lei que determina que o governo municipal compre medicação com prazo de, no máximo, três meses para o vencimento. Sendo eleito, vou cobrar e fiscalizar o cumprimento da Lei.

Hoje a perda de medicação é grande no município.  Mais de 10 milhões de remédios sem uso foram jogados fora por terem prazos de validade vencidos.

Melhorar a qualidade do atendimento para a pessoa idosa no SUS e nos abrigos de idosos de Natal também é um compromisso para o próximo mandato.

E, enquanto médico psiquiatra, tenho grande preocupação com a saúde mental. Estamos diante de uma tragédia com a possibilidade de fechamento do Hospital João Machado. Vamos realizar uma audiência na Câmara Municipal com os setores da sociedade sobre este tema.

Já o plano de cargos, carreira e vencimentos (PCCV) dos médicos foi uma grande vitória. Uma luta que assumi para conseguirmos a aprovação, defendi e coloquei na ordem do dia para votação o PCCV dos médicos. Agora, vou continuar na luta, ainda enquanto presidente da CMN, lutando para que seja implantado.

 

Assessoria de comunicação SINMED RN – Quais os outros temas importantes para a cidade que serão trabalhados durante o seu mandato?

Franklin Capistrano – Turismo, mobilidade urbana, segurança e meio ambiente são temas que já trabalhamos na Câmara.

No turismo, é importante saber que o turista quer ser bem recebido, quer segurança, mobilidade, condições plenas para conhecer a cidade. E receber bem o turista passa também pelo atendimento de qualidade na saúde. O atendimento do SUS é falho no estado.

A mobilidade em Natal hoje é difícil, temos vários gargalos. Temos que fazer uma malha viária para a cidade que tenha fluidez. É preciso que haja um plano municipal de trânsito adequado as necessidades da cidade.

Um outro projeto que está relacionado a mobilidade, mas também a saúde do trabalhador, que proíbe a função dupla de motorista e cobrador foi aprovado e vamos colocar em execução plena.

Assessoria de comunicação SINMED RN – Quais as considerações finais que o senhor gostaria de deixar para o médico?

Franklin Capistrano – Hoje a nossa gestão pública na saúde é ineficiente.  E o papel do vereador é fiscalizar, aprovar leis que facilitem a assistência médica para os pacientes, aprovar a lei orçamentária com verba suficiente para a saúde, para que a prefeitura possa trabalhar em benefício da população.

Meu mandato é uma verdadeira defesa da saúde da população e do trabalho médico. Preocupado com o fortalecimento da classe médica e o reconhecimento de que ela trabalha exaustivamente em defesa da vida e do povo de Natal. 

whatsapp button