Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Enildo Alves

16/09/2016

Sinmed RN entrevista o candidato a vereador Enildo Alves

16/09/2016

O Candidato Enildo Alves, do PSD, é médico hematologista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1974. Após residência médica no Rio de Janeiro, retornou a cidade de Natal, onde nasceu e cresceu em meio a família humilde, seu pai mecânico e a mãe costureira.

Ao chegar em Natal, assumiu cargo de professor da UFRN, em 1977, onde também ocupa o cargo técnico no banco de sangue da instituição. Durante todos esses anos como professor no curso de medicina na UFRN, Enildo  já participou da formação de mais de 3.500 médicos do estado.

HISTÓRICO

Enildo Alves foi coordenador do curso de medicina por seis meses e vice-coordenador por um ano e seis meses, no final dos anos 80. Através desta experiência, foi convidado a disputar as eleições de reitoria, como vice-reitor, sem sucesso no pleito.

“Através desta liderança que exercia na área médica, os colegas diziam que precisavam de alguém para representá-los na Câmara Municipal. Então aceitei o desafio e fui candidato a vereador pela primeira vez em 1988”, lembra Enildo.

O candidato ganhou as eleições em 1988 e as cinco seguintes, totalizando seis mandatos consecutivos de 1988 até 2012.

Na gestão do prefeito Aldo Tinoco foi presidente do NATALPREV, Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Natal, nos anos de 1991 e 1992.

E em 2001 e 2002 foi Secretário Municipal de Saúde de Natal. “Uma das marcas desta gestão foi a implantação do SAMU no ano de 2002. O primeiro SAMU do Brasil e  modelo para todo o país”, afirma.

PROJETOS

A saúde para o candidato Enildo é um eterno desafio, pois, segundo ele, existem muitas falhas nas esferas municipal, estadual e federal.

Mesmo assim, esta será a sua principal bandeira defendida na Câmara Municipal. “Vou brigar por melhorias do PCCV, pelos postos de saúde, e por garantia de remédios para a população”.

SUS E PRIVATIZAÇÃO

O Governo Federal acabou com todo o assistencialismo na saúde de forma equivocada, passou para os municípios atribuições que eram dele e não mandou recursos equivalentes. Compreendo que, então, o grande problema na saúde é a questão de recurso financeiro, além do gerenciamento mal feito e a falta de compromisso das gestões.

A União fez o estado gastar 12% da sua arrecadação com a saúde e o município 15%, enquanto a união gasta, em média, três por cento de sua arrecadação.

A lei 8080, que criou o SUS, diz que prioritariamente o publico tem que assumir as questões da saúde tanto na atenção básica, quanto a média e alta complexidade. E diz também que se o município não tiver como arcar, ele pode tentar o filantrópico. E se o filantrópico não puder, podem ser feitos contratos com o setor privado, desde que sejam contratos transparentes.

È desta forma que defendo privatizações, com contratos transparentes e para atender áreas que o setor público não pode arcar.

Assessoria de Comunicação SINMED RN – Quais os projetos idealizados pelo candidato que tiveram impacto na saúde do munícipio?

ENILDO ALVES – É difícil um vereador fazer leis municipais que tenham repercussões grandes na cidade pelas limitações impostas pela Lei Federal.

Mas, em meu mandato do ano de 2008 foram feitas emendas garantindo que a partir de 2011 fosse possível a maior conquista das categorias da saúde, principalmente a categoria médica: o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Essa foi a maior conquista, até na condição de líder do governo, exigir que fosse aprovado.

Quando assumi a Secretaria de Saúde em 2001 também trabalhei pelo Programa da Saúde da Família (PSF). Tínhamos 19 equipes de PSF naquele momento, mas Natal precisava ter 200 equipes para dar cobertura a toda cidade. Triplicamos as equipes e passamos para 57 equipes de PSF em Natal.

Tivemos a preocupação de entender que tudo passa pela atenção básica. Não tenho dúvidas de que é através do PSF que a saúde vai melhorar. Quando Natal estiver 100% coberta com agente de saúde, os diabéticos e hipertensos, por exemplo, vão procurar menos o Hospital Walfredo Gurgel por consequência do agravamento das doenças.

Uma outra ação do meu mandato foi a realização do processo seletivo para os agentes de saúde, fazendo de Natal a primeira cidade do país a garantir direitos trabalhistas aos agentes comunitários de saúde.

 Assessoria de Comunicação SINMED RN – E quais os projetos que serão realizados, caso eleito?

ENILDO ALVES – No meu entendimento, se eu fosse prefeito de Natal, jamais assumiria tudo. Não sei até que ponto foi válido o Hospital Municipal de Natal, porque o custo é muito elevado. Talvez tenha sido um equívoco, porque não temos muitos recursos.

Acho que o correto seria continuar a questão da saúde da família, as unidades básicas de saúde de apoio ao PSF e criar as policlínicas para atender várias especialidades, além de criar unidades materno-infantis, até porque o parto é um procedimento da atenção básica.

Vou propor ao prefeito que priorize as Unidades de Pronto Atendimento: duas na zona norte, duas na zona oeste – que são as regiões mais populosas e mais carentes de natal, um na zona sul e um na zona leste.

Com seis UPAs em natal evitaríamos a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel e do Santa Catarina.

Quando a saúde básica estiver funcionando vamos ter desafogamento dos grandes hospitais e não teremos mais as cenas lamentáveis que vemos hoje em dia.

Assessoria de Comunicação SINMED RN – E os projetos nas outras áreas importantes da cidade?

ENILDO ALVES –

Turismo

Uma das principais receitas do município vem do turismo. Natal é uma cidade de grande potencial turístico. Uma cidade que o governo tem que se empenhar em divulgar mais no Brasil.

A copa do mundo, por exemplo, foi um importante momento para divulgação da cidade. Transformou um pouco Natal, como as obras viárias do entorno do Arena das Dunas que foram feitas para copa e ficaram como legado para a cidade.

Eu vou brigar para que haja mais recursos  voltado para o turismo porque traz mais verba para a cidade e benefícios para o natalense.

 Educação

Eu sou educador. Leciono desde que era estudante de medicina, quando dava aula de ciências biológicas no Colégio Sagrada Família.

Sei que é importante investir no professor de base, melhorar seus salários. É importante incentivar os professores e alunos, com escolas adequadas e informatizadas.

Estas são, de fato, minhas duas bandeiras de luta, saúde e educação. Porque sou educador e médico e não vou abrir mão dessas duas coisas.

Segurança

A segurança é um problema para o natalense e para o turista. Mesmo que o policiamento das vias fique a cargo do governo estadual, o governo municipal deve fazer sua parte. Colocar câmeras em lugares mais afastados e iluminar as ruas.

 

 

whatsapp button